• Matéria: ENEM
  • Autor: MFreitas4235
  • Perguntado 7 anos atrás

Do México ao Chile, a áreas da África e a pontos turísticos no sul da Europa e no Mediterrâneo, o nível de ‘estresse hídrico’ – a quantidade de água extraída de fontes terrestres e superficiais em comparação com o total disponível – está atingindo níveis preocupantes.
(Disponível em: bbc)
Sobre estresse hídrico, assinale a alternativa correta.
a) Regiões de grande concentração populacional na Ásia, como o Sudeste asiático, apresentam maior estresse hídrico do que as áreas do continente de baixa densidade populacional.
b) O Brasil possui, segundo a Agência Nacional de Águas, aproximadamente 12% da disponibilidade de água doce do planeta e, à exceção do semiárido nordestino, as demais áreas do país apresentam baixo risco de estresse hídrico.
c) O estresse hídrico no continente africano é uma decorrência do excessivo uso de suas águas subterrâneas.
d) No sul da Europa, onde predominam verões quentes e secos, o turismo representa uma pressão adicional sobre os sistemas de águas.
e) Nos países andinos, a atividade industrial é responsável pela maior parte do consumo hídrico, superando o consumo agrícola e o residencial.

Respostas

respondido por: maarigibson
21

O Sudeste Asiático, que é cortado pela Linha do Equador, apresenta grande abundância hídrica, sem passar por tanto estresse hídrico pela disponibilidade do recurso natural.

A má administração das reservas hídricas figura como principal problema no Brasil, pois mesmo as áreas com abundância de água passam por problemas, sendo uma questão mais administrativa do que de condições climáticas.

A alternativa correta é a D.

Perguntas similares