Os dados da tabela referem‐se a anos transcorridos durante a Ditadura Militar no Brasil. O desempenho econômico nesse período entrelaçou‐se ao panorama político do país. Nesse sentido, é correto afirmar:
(A)Os sinais de esgotamento do "milagre brasileiro", associados à crise internacional do petróleo entre 1973 e 1974, foram os responsáveis pelo recrudescimento da política repressiva dos governos militares.
(B) As eleições pluripartidárias de 1982 ocorreram em meio à recessão de 1981 e 1983, no governo de João Baptista Figueiredo, e caracterizaram‐se como um passo importante no processo de democratização do país.
(C) A crise internacional do petróleo de 1979 e seus efeitos na economia brasileira provocaram uma queda abrupta no PIB nacional e o fim imediato do regime, por falta de sustentação política.
(D)As oscilações do PIB brasileiro, registradas na tabela, correspondem igualmente às variações das taxas de crescimento e retração na indústria e na agricultura e aos processos de intensificação da repressão política e da censura.
(E) A crise internacional do petróleo de 1979 não afetou a agricultura brasileira, mas coincidiu com as primeiras eleições pluripartidárias desde 1966, marcadas pela estrondosa vitória dos partidos de oposição
Respostas
Letra B.
Nesse período em questão ocorreu a recriação dos partidos políticos, sendo que a partir de 1979 foi colocado o fim do bipartidarismo.
Também é importante citar eleições pluripartidárias de 1982, demonstrou o enfraquecimento do regime militar, devido a recessão econômica que aconteceu nesses anos conforme a tabela.
No ano de 1981 já é possível ver pela tabela um recuo do Produto interno Bruto Brasileiro de -1,6%.
Resposta:
B
Explicação: A recriação dos partidos políticos a partir
de 1979, colocando fim ao bipartidarismo,
além das eleições pluripartidárias de 1982,
demonstram o enfraquecimento do regime
militar, que ocorria em meio a um momento
de recessão econômica. O ano de 1981, de
acordo com a tabela, já apresentava recuo de
1,6% no PIB brasileiro.