Sob qualquer aspecto, este [a Revolução Industrial] foi provavelmente o mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã‐Bretanha. É evidente que isto não foi acidental.
Eric Hobsbawm, A Era das Revoluções. São Paulo: Paz e Terra, 2005. 19a edição, p. 52.
A Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra nos decênios finais do século XVIII,
(A)deveu‐se ao pioneirismo científico e tecnológico dos britânicos, aliado a uma grande oferta de mão de obra especializada e a uma política estatal pacifista e voltada para o comércio.
(B) originou‐se das profundas transformações agrárias expressas pela concentração fundiária, perda da posse da terra pelo campesinato e formação de uma mão de obra assalariada.
(C) vinculou‐se à derrocada da aristocracia e à ascensão da burguesia, orientada pela política mercantilista e sintetizada na filosofia de Adam Smith.
(D) resultou da supressão de leis protecionistas de inspiração mercantilista e do combate ao tráfico negreiro, com vistas à conquista de mercados externos consumidores.
(E) decorreu da ampla difusão de um ideário Ilustrado, o qual teria promovido aquilo que o sociólogo alemão Max Weber descreve como o "espírito do capitalismo"
Respostas
A Revolução Industrial ocorreu graças a um conjunto de condições favoráveis para a Inglaterra, que além de ter acumulado grande riqueza para suas elites com os processos de colonização nas Américas, ainda tinha disponível um grande contingente de mão de obra.
Com as políticas de cercamento, grande parte da população camponesa inglesa foi mandada para as cidades para viver em estado de miserabilidade, abrindo espaço para a contratação de mão de obra barata.
A alternativa correta é a B.
Resposta:
Alternativa correta letra B) originou‐se das profundas transformações agrárias expressas pela concentração fundiária, perda da posse da terra pelo campesinato e formação de uma mão de obra assalariada.
Explicação:
A Revolução Industrial, com origem na Inglaterra nas décadas finais do século XVIII, é resultado, entre outros fatores, pela política de cercamentos adotada ainda no século XVI, tendo essa política ganhado maior fôlego no século XVIII. Essa política acabou por cercar as terras comunais e as pequenas propriedades, o que provocou êxodo rural e imprimiu, na produção agrícola, um caráter voltado ao mercado - e não mais a subsistência. O êxodo rural acabou por disponibilizar uma grande quantidade de mão-de-obra para a execução de trabalhos assalariados nos estabelecimentos industriais, isto porque os outrora camponeses agora tinham apenas sua força de trabalho para “vender” e, assim, receber alguma remuneração.