• Matéria: Geografia
  • Autor: gabrielpadilha974
  • Perguntado 7 anos atrás

Tive que fazer uma redação de geografia sobre superpopulação e densidade demográfica, me posicionando sobre o tema, gostaria que alguém lesse e me desse um feedback sobre como posso melhorar.

Há pouco mais de 200 anos, o mundo mudou. Foi o início de uma era, que perdura até hoje: a era da industrialização. Mas para entender melhor esse processo, é preciso voltar um pouco no tempo, mais especificamente para a Europa do século XVIII.
Naquela época, a Europa vivenciava os primeiros indícios da transição demográfica. As situações de vida eram terríveis. Saneamento quase inexistente, doenças e pouca alimentação. Era um tempo de pouco desenvolvimento e muito sofrimento. Muitas pessoas nasciam, porém, quase tantas quanto morriam, então, a população quase não crescia. Mulheres tinham em média 4 a 6 filhos, mas apenas 2 deles chegavam a vida adulta. Porém, nesse mesmo século, a revolução industrial se inicia no Reino Unido e traz uma das maiores mudanças desde a descoberta da agricultura. Pessoas deixaram de ser trabalhadoras rurais e se tornaram trabalhadoras industriais. A ciência, o transporte, a comunicação e principalmente a medicina mudaram drasticamente desde então.
Mas a partir disso, começamos a ver o segundo estágio da transição demográfica: crescimento explosivo. Graças a melhores condições de vidas, as pessoas poderiam ter tantos filhos quanto antes, que viveriam mais e teriam melhores qualidade de vida. Junte esse fator com uma sociedade altamente industrializada e pouco educada em questões sexuais como natalidade, por exemplo e o resultado é uma superpopulação de mais de 7 bilhões de pessoas. Mas se olharmos com um pouco de atenção aos gráficos, veremos que o índice de natalidade e o número de crianças por família diminuiu exponencialmente, mas como seria possível? Se menos crianças nascem, como pode a população ainda crescer? Isso nada mais é do que um reflexo das explosões populacionais das décadas de 70 e 80. Pessoas nascidas nessa época, estão tendo seus filhos agora, o que leva a um pico populacional nos índices de demográficos de hoje em dia.
Mas e quanto aos próximos anos? A população mundial irá continuar subindo, ou será que vivenciaremos uma diminuição drástica na população? Para muitos a resposta é contraditória. Mas até poderemos afirmar com total e completa certeza, tudo o que podemos fazer é estimular políticas públicas para informação e conscientização sobre natalidade e métodos anticoncepcionais.
Para mim, outro fator pode ser adicionado nessa equação: educação. Pode até parecer repetitivo: Como vamos diminuir a poluição? Com educação. E o preconceito? Com educação. Parece que não importa o problema e a única solução que encontramos é educação. É inegável que é sim repetitivo, mas essa parece ser a única solução viável. Quanto mais educação as pessoas têm, quanto mais elas entendem a dinâmica populacional na qual nos encontramos hoje, mais elas tendem a buscar mais informação e mais alternativas na hora de engravidar ou não. A população cresce, mas o planeta não e felizmente, cada vez mais pessoas entendem isso.

Respostas

respondido por: bcaguiardiogo
5

Na minha opinião sua redação está ótima, não precisa melhorar muita coisa. Mas você não acha que tem muitas perguntas? Fica meio repetitivo.


gabrielpadilha974: Verdade, não tinha nem reparado! Ficou melhor mesmo sem algumas
Perguntas similares