• Matéria: Geografia
  • Autor: barbarar2003
  • Perguntado 7 anos atrás

Diferença de metropole, megalópole, conurbação e região metropolitana

Respostas

respondido por: hiestudantes
6

Resposta:

Os conceitos de metrópole, megalópole e conurbação são aplicados em urbanismo para designar a organização das cidades a partir da importância econômica, política e cultural. O termo metrópole é mais conhecido, sendo empregado para definir uma cidade grande em dimensões territoriais e populacionais e com relevante influência.

Conurbação, por sua vez, é a reunião de cidades e seus subúrbios, enquanto megalópole é aplicado para definir o aglomerado de metrópoles conurbadas.

METRÓPOLE: Além das dimensões físicas e populacionais, o conceito de metrópole inclui a influência econômica, jurídica, administrativa, cultural e política dos centros urbanos. 

MEGALÓPOLE: O termo megalópole é aplicado para definir um conglomerado de cidades que resultou do crescimento e da união de todas elas. É aplicado, em suma, para definir a junção de cidades conurbadas.

CONURBAÇÃO: As conurbações não se limitam ao espaço geográfico e se impõem política e administrativamente. A partir delas surgem necessidades de novas abordagens em gestão como meio de contemplar as carências sociais, econômicas e de mobilidade.

METROPOLITANA: Nas regiões metropolitanas é a metrópole quem exerce a influência funcional, econômica e social sobre os municípios menores. 

respondido por: leoxbrandao
2

Resposta:

Olá,

Metrópole: Ela pode ser identificada como o ''centro'' o grande ''centro'' onde todos da região exerce influência lá, normalmente é aonde se localiza as melhores economias, as melhores tecnologias.

Região Metropolitana: Já RM (Região Metropolitana) compreende o centro metropolitano bem como as áreas conturbadas e suas regiões satélites, logo, trata-se de uma abrangência bem grande.

Se não entendeu bem leia outro resumo sobre:

brainly.com.br/tarefa/9902410

Anexos:
Perguntas similares