• Matéria: Português
  • Autor: thamarabdc
  • Perguntado 7 anos atrás

Em artigo publicado na década de noventa, o professor Paul Krugman explicava que todos aqueles países que falavam inglês haviam tido um desempenho econômico acima da média de seus vizinhos e que o inglês estava se tornando rapidamente a língua franca dos negócios, do turismo e da internet. Assim, os processos de fusão de empresas, tão comuns naquele tempo, só teriam sucesso se utilizassem o inglês como língua de integração das corporações. Essa visão nos preocupou quando resolvemos integrar todas as áreas de consultoria espalhadas pela América Latina em uma única divisão de consultoria. Mas ficou uma pergunta no ar: “que língua oficial adotar”? O espanhol ou o português acirraria a rivalidade que já era bastante grande no campo dos esportes. Adotar o inglês teria a vantagem da neutralidade e da facilidade de interação com nossos colegas de outras regiões, mas com perda significativa na agilidade da comunicação e no andamento das reuniões. Foi adotada então uma postura única: haveria três línguas oficiais. Essa pequena sutileza significava, na verdade, que todos eram obrigados a entender as três línguas, mas poderiam se expressar no idioma em que se sentissem mais à vontade. Hoje, cinco anos depois, sentimos que essa decisão foi fundamental para o nosso processo de integração, e a lição aprendida é que muitas vezes a criatividade local pode ser mais efetiva que verdades importadas. Marque a opção em que, de acordo com as ideias do texto, existe uma relação de condição do tipo: Se X então Y. Escolha uma: a. X = entendêssemos as três línguas Y = deveríamos nos expressar nas três b. X = houvesse três línguas oficiais Y = teríamos facilidade de interação com outras regiões c. X = falássemos inglês Y = teríamos desempenho econômico acima da média d. X = empregássemos espanhol ou português Y = exacerbaríamos a rivalidade e. X = adotássemos inglês como língua oficial Y = agilizaríamos a comunicação

Respostas

respondido por: jalves26
4

A opção em que, de acordo com as ideias do texto, existe uma relação de condição do tipo: Se X então Y é:

d. X = empregássemos espanhol ou português Y = exacerbaríamos a rivalidade

Na dúvida sobre qual língua adotar, o autor diz:

"O espanhol ou o português acirraria a rivalidade que já era bastante grande no campo dos esportes."

Então, fica classe que se empregassem o espanhol o o português, exacerbariam a rivalidade entre os membros das corporações.

Por isso, resolveram adotar os três idiomas, inglês, português e espanhol.

Assim, todos eram obrigados a entender as três línguas, mas poderiam se expressar no idioma em que se sentissem mais à vontade.

respondido por: rosangelabbn
1

Resposta:

x=empregassemos espanhol ou português y=exacerbariamos a rivalidade.

Perguntas similares