Conforme reportado por Banzatto e Kronka (2013), nos ensaios experimentais conduzidos em esquema de parcelas subdivididas são estudados de forma conjunta dois tipos de fatores, sendo estes classificados como primários e secundários, o que se assemelha com os estudos conduzidos em esquema fatorial. O arranjo de tratamentos em parcelas subdivididas também pode ser denominado de “split-plot”, por possuírem a especificidade de realizar a divisão da parcela principal em partes menores, a qual, chama-se de subparcela.
Deste modo, analise as informações do contexto apresentado e classifique as afirmativas a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F) quando as particularidades dos experimentos em parcelas subdividas e as características que os diferenciam do esquema fatorial.
( ) Para os experimentos em esquema fatorial, no cálculo da análise de variância há apenas um resíduo, já o esquema de parcelas subdivididas apresenta dois resíduos distintos, um correspondente a parcela e o outro para subparcela.
( ) Quando o pesquisador deseja comparar os tratamentos secundários com maior precisão deve-se optar pelo esquema de parcelas subdivididas, podendo mencionar ainda o fato desse arranjo de tratamentos ser de fácil instalação em campo, quando comparado com o esquema fatorial.
( ) As parcelas subdivididas podem ser consideradas como delineamentos experimentais, enquanto o esquema fatorial é apenas uma forma como qual os tratamentos são distribuídos/organizados.
( ) Enquanto as parcelas subdivididas podem ser aplicadas apenas em delineamentos de blocos casualizados, o esquema fatorial pode ser utilizado tanto no delineamento em blocos quando inteiramente casualizados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Escolha uma:
a.
F - F - V - V
b.
V - V - F - F
c.
F - V - V - F
d.
V - F - V - F
e.
V - F - F - V
Respostas
respondido por:
15
V - V - F - F Correto
respondido por:
3
Resposta:
V - V - F - F Correto
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás