• Matéria: ENEM
  • Autor: leandrob32
  • Perguntado 7 anos atrás

[...] há reconhecimento na literatura internacional de que a significativa maioria das mortes violentas intencionais que ocorrem dentro das residências são perpetradas por conhecidos ou íntimos das vítimas. Portanto, a taxa de incidentes letais intencionais contra mulheres que ocorrem dentro das residências é uma boa proxy para medir o feminicídio. Naturalmente, ainda que o número real de feminicídios não seja igual ao número de mulheres mortas dentro das residências (mesmo porque vários casos de feminicídio ocorrem fora da residência), tal proxy pode servir para evidenciar a evolução nas taxas de feminicídio no país. [...]
Tendo em vista a centralidade que a violência contra a mulher assumiu no debate público da sociedade brasileira, bem como os desafios para implementar políticas públicas consistentes para reduzir este enorme problema, causa preocupação a flexibilização em curso da posse e porte de armas de fogo no Brasil. Apenas em 2017, mais de 221 mil mulheres procuraram delegacias de polícia para registrar episódios de agressão (lesão corporal dolosa) em decorrência de violência doméstica, número que pode estar em muito subestimado dado que muitas vítimas têm medo ou vergonha de denunciar. Considerando os altíssimos índices de violência doméstica que assolam o Brasil, a possibilidade de que cada vez mais cidadãos tenham uma arma de fogo dentro de casa tende a vulnerabilizar ainda mais a vida de mulheres em situação de violência.


BRASIL. Atlas da Violência 2019. Disponível em: < https://bit.ly/2pXe58k > Acesso em: 10 nov. 2019.


Considerando as informações apresentadas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A flexibilização do acesso ao porte e posse de armas de fogo é problemático, pois pode contribuir para o aprofundamento do já grave problema da violência doméstica contra mulheres.


PORQUE


II. Os estudos demonstram que a maior parte dos casos de mortes e agressões contra mulheres ocorridos dentro dos lares se deu pelas mãos de pessoas conhecidas ou do círculo íntimo da vítima, de modo que a maior circulação de armas de fogo tende a deixar as mulheres ainda mais vulneráveis a essa violência.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Respostas

respondido por: rakelrosa34
75

Resposta:

Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Explicação:


seabrasilamelhordaba: concordo
edsonvalmor49: CONCORDO
marineguimaraep6m2el: Também marquei a letra A
Monika2408: também marquei a A
Anônimo: Sim. Alternativa A
respondido por: ruancastro15
38

 A alternativa correta é a primeira.  A literatura internacional é bastante interessante pois podemos fazer com que nossa cultura beba de outras fontes enriquecendo mais ainda a nossa cultura.  

 Assim, podemos observar que o entendimento da violência mudou após esses estudos de modo que é bastante importante que façamos esse tipo de estudo para entender como se comporta a violência doméstica no âmbito brasileiro para que assim se possam tomar providências necessárias para conter o avanço da violência.


ricardotf: Coloquei tb, mas não concordo com o fato descrito.
rodrigofcmuller: Coloquei tb, mas não concordo com o fato descrito.
marcosmgsl: sigo com vocês.
lorenahelenaloeh: Desculpa perguntar mais, baseado em que você discorda da questão?
ezaninho: Vcs não tem q concordar ou discordar, isso não questão de opinião, ciência não é questão de opinião. Ciência são dados, tragam seus dados refutando o descrito através de um artigo científico, do contrario a opinião de vcs, pouco importa!
lorenahelenaloeh: Justo isso que queria saber. As pessoas acham que só discordar do assunto já faz com que eles saibam de algo. Tudo fruto de Olavismo, terra plana, aquecimento global não existe...... Estão que nem o presidente, fez cirurgia no intestino agora só caga pela boca. Que isso.
celsobackup2: Caríssimos, CONSIDERANDO O ENUNCIADO (independente de nossas posições e suposições), Alternativa 1 (as duas corretas, 2ª justifica a 1ª).
Ivan1144: Enquanto vocês discutem ideologias, os engravatados estão lá tomando wisky no bordel com nosso dinheiro. Vão trepar galera...
A QUESTÃO 1 É A CORRETA. Abraço
lorenahelenaloeh: "Estão no bordel tomando whisky com o nosso dinheiro" justamente porque não discutimos "ideologias". Não é só uma questão da universidade, mulheres são assassinadas por seus parceiros enquanto não discutimos nem nos conscientizamos sobre o assunto. Por isso se acham no direito de discordar, sem base alguma. E não precisa ser mestre em pesquisa pra saber o quanto posse e porte de arma mata mulheres no mundo inteiro.
lorenahelenaloeh: Agora que fui observar que todos nos comentários são homens. Por isso a opinião contraria ou neutra, não são vocês que morrem ne. Só sabem opinar quando acontece com uma filha ou mãe, ai vocês botam a boca no trombone. Abraços!
Perguntas similares