1- De que forma o racismo se manifesta como " coisificação do outro " ?
2- Cite uma utopia relacionada aos direitos sociais, e como fazer para transformar em realidade
3- Quais os efeitos causados pelas práticas relacionadas ao senso comum, na construção da cidadania
4- Descreva, o que se comemora no dia 7 de setembro e no dia 15 de novembro no Brasil, e qual a importância das datas, para a construção da democracia?
5- De acordo com o texto a " coisificação do outro e o senso comum ", como é o comportamento do chamado coitadinho, na relação com o dominador?
6- Segundo o Sociólogo Karl Mannheim, o que é utopia?
Respostas
Vemos que o racismo velado acontece cotidianamente em diversas situações, como na busca por oportunidades de trabalho, em instituições escolares e até mesmo nos transportes públicos.
O autor dialoga sobre a utopia como o ato de conhecimento faz parte da consciência teórica e da natureza ao nosso redor, ou seja, a ideologia está ligada a utopia.
O senso comum atua como um conhecimento adquirido de forma popular, normalmente passado pelas gerações ou por um determinado tipo de grupo.
Já o conhecimento científico, pode ser visto como um conhecimento empírico, através da observação de fenômenos, estudos e pesquisas.
A função do indivíduo em sociedade, é atuar através de seus direitos e deveres, exercendo assim sua cidadania.
Uma sociedade bem organizada corresponde aos benefícios do cidadão, bem como suas obrigações, desde o voto, até as críticas do governo, respeitando o espaço comum entre os quais ele habita
Para Mannheim o relativismo é uma forma inviável de tentar entender as culturas e é importante que haja uma compreensão sobre a realidade de cada grupo, desenvolvendo a sociologia do conhecimento como um mecanismo de reflexão para esses processos.