• Matéria: Saúde
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

Um paciênte apresenta sede intensa, poliúria e glicosúria. Seus exames bioquímicos são: Glicose sanguinea de jejum - 140mg/dl (10-99mg/dl), presença de corpos cetônicos e glicose na urina, além de relatar intensa perda de massa muscular.

a)Qual diagnóstico provável?

b)Explique a hiperglicemia, relatando as vias metabolicas envolvidas?

c)Explique a presença de corpos cetônicos?

d)Explique a perda de massa muscular relatada?

Respostas

respondido por: DanieldsSantos
12

Olá, tudo bem?

Com base na apresentação do quadro clínico da paciente, é possível ser feito um diagnóstico.

a) O diagnóstico mais provável pela apresentação é Diabetes Mellitus tipo I.

Pois, a sede intensa obrigará a paciente a ingerir uma quantidade excessiva de água (polidipsia), tem aumento da taxa urinária (poliúria), urina glicose (glicosúria) e tem perda ponderal do peso corporal, contar a cetonúria e hiperglicemia.

b) A Diabetes Mellitus tipo I resulta de interações de fatores genéticos, ambientais e imunológicos que acabam acarretando a destruição das células beta pancreáticas, assim como uma deficiência de insulina.

Sabe-se que a insulina é um hormônio que atua devido às altas concentrações de glicose no sangue, mas ela não será secretada devido à esse destruição das células beta pancreáticas.

Esse fenômeno leva à falta de utilização da glicose à nível celular, por isso, o fígado vai promover um processo de síntese de glicose por fontes não glícidicas, a gliconeogênese. A gliconeogênese envolve o metabolismo degradativo das proteínas (proteólise) e dos lípideos (lipólise). Isso tudo, faz com haja mais glicose ao nível sanguíneo!

c) A presença de corpos cetônicos, também designada cetose (ao nível tecidual) e cetonemia (ao nível sanguíneo), resulta de um aumento acentuado na liberação de ácido graxos livres pelos adipócitos, com desvio resultante na direção da síntese de corpos cetônicos no fígado.

A presença excessiva de hormônios contrarreguladores (glucagon, catecolaminas, cortisol e hormônio de crescimento), principalmente de glucagon, altera o metabolismo hepático em favor da formação de corpos cetônicos por meio da ação da enzima carnitina-palmitoiltransferase I (enzima que regula a entrada de ácidos graxos na mitocôndria, onde ocorre a oxidação beta e a transformação em corpos cetônicos).

d) A perda da massa muscular é resultante da intensa lipólise envolvida como um mecanismo de tentativa de ajuste das necessidades celulares de glicose.

Espero ter ajudado!


Anônimo: Ajudou e muito! Obrigadaaaa ♥
DanieldsSantos: Disponha.
Perguntas similares