Wallon, utilizando-se das leis da Física, fez uma relação muito interessante entre as forças centrípetas e centrífugas e o estágio de desenvolvimento Alternância de direção. Veja o caso de Paulo. O seu filho mais novo está gerando um grande conflito com o irmão mais velho. Os dois brincam muito juntos, mas em alguns momentos o filho mais velho é convidado pelos colegas para ir brincar ou ir para festas de aniversário. Porém, o filho mais novo não aceita "dividir" o irmão e faz um escândalo em casa. Muitas vezes Paulo e sua esposa cedem e o filho mais velho acaba não se relacionando com os demais. Isso causa revolta e frustrações. Muitos psicólogos dizem que dessa forma, ou seja, fazendo a plena vontade do filho mais novo, não haverá o desenvolvimento esperado/desejado para a criança. Assinale a alternativa que apresenta corretate o estágio e o predomínio do conjunto funcional e alternância de direção, em que o filho mais novo de Paulo está.
Respostas
Você esqueceu as alternativas.
a. Personalismo, força centrífuga, predomínio afetivo.
b. Personalismo, força centrípeta, predomínio afetivo.
c. Sensório-motor e projetivo, força centrípeta, predomínio afetivo.
d. Sensório-motor e projetivo, força centrífuga, predomínio afetivo.
e. Categorial, força centrípeta, predomínio cognição.
A alternativa B está correta.
Através da teoria do desenvolvimento, Wallon buscou entender como a criança interage no processo de experiência, e, definiu alguns princípios para explicar este fato, onde temos:
O estagio de desenvolvimento impulsivo;
O estágio tónico-emocional;
O estágio sensório-motor;
O estágio personalístico;
O estágio categorial;
O estágio da puberdade e adolescência, dos doze anos para frente.
Cada um desses estágios corresponde ao desenvolvimento de uma fase da criança, onde a educação e a socialização devem ser realizadas de maneira equilibrada para que o acesso seja realizado.
Resposta:
Personalismo, força centrípeta, predomínio afetivo. Correto
Explicação:
corrigido pelo AVA