Após um dia exaustivo de trabalho você chega a sua residência e decide, juntamente com sua família, assistir o noticiário e as recentes movimentações políticas e econômicas da sua nação.
***Ler a figura***
Que considerações e esclarecimentos deverão ser feitas junto à sua equipe nessa reunião?
Respostas
Resposta:
A balança comercial é o resultado líquido das transações entre países. Uma balança comercial positiva é chamada de "balança superavitária" e indica que o país vendeu mais produtos do que comprou, sinalizando uma conta positiva. Ao contrário, uma balança comercial negativa é chamada de "balança deficitária" e indica que o país comprou mais produtos do resto do mundo do que vendeu, sinalizando uma conta-corrente negativa.
Torna-se importante salientar que a taxa de câmbio é capaz de influenciar centralmente nesta equação. Um câmbio depreciado gera um estímulo à exportação (já que os produtos nacionais estão artificialmente competitivos perante a moeda de troca).
Por outro lado, um câmbio apreciado estimula a importação (já que os produtos do resto do mundo estão artificialmente mais acessíveis em relação ao produto doméstico). Por fim, aqueles países que apresentam constantes deficit comerciais necessitam regularizar seus saldos negativos através de empréstimos e financiamentos no exterior, implicando em endividamento externo.
Resposta: A balança comercial é o resultado líquido das transações entre países. Uma balança comercial positiva é chamada de "balança superavitária" e indica que o país vendeu mais produtos do que comprou, sinalizando uma conta positiva. Ao contrário, uma balança comercial negativa é chamada de "balança deficitária" e indica que o país comprou mais produtos do resto do mundo do que vendeu, sinalizando uma conta-corrente negativa.Torna-se importante salientar que a taxa de câmbio é capaz de influenciar centralmente nesta equação. Um câmbio depreciado gera um estímulo à exportação (já que os produtos nacionais estão artificialmente competitivos perante a moeda de troca).Por outro lado, um câmbio apreciado estimula a importação (já que os produtos do resto do mundo estão artificialmente mais acessíveis em relação ao produto doméstico). Por fim, aqueles países que apresentam constantes deficit comerciais necessitam regularizar seus saldos negativos através de empréstimos e financiamentos no exterior, implicando em endividamento externo.
Explicação: