• Matéria: Ed. Física
  • Autor: claudilenefialho84
  • Perguntado 7 anos atrás

De cada quatro pessoas assassinadas no Brasil em 2017, três eram negras, segundo os dados do Ipea. A taxa de homicídios para esse grupo da população chegou a 43,1 para 100 mil habitantes, enquanto a dos não negros fechou o ano em 16 por 100 mil. O Instituto aponta que houve uma piora na desigualdade racial nesse aspecto entre 2007 e 2017, já que a taxa cresceu 33,1% para os negros e 3,3% para os não negros. Apenas entre 2016 e 2017, a taxa de homicídios de negros no Brasil cresceu 7,2%. Em números absolutos, o país registrou 49.524 assassinatos de negros em 2017, um aumento de 62,3% em relação a 2007 e de 9,1% ante 2016. Quando são analisados os não negros, os números absolutos tiveram queda de 0,8% em relação a 2016 e alta de 0,4% perante 2007, fechando 2017 em 14.734 mortes. O coordenador da pesquisa, Daniel Cerqueira, chamou a atenção para o fato de que a desigualdade de crimes sofridos entre negros e não negros está aumentando. "A gente tem no Brasil uma desigualdade na letalidade por raça que é escandalosa", disse ele, afirmando que esse dado não chega a ser novo. "E essa boca [distância entre os números de homicídios no gráfico] continua se alargando". Disponível em: < https://bit.ly/33JtI29 > Acesso em: 10 nov. 2019. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações e a relação proposta entre elas. I. Os dados apresentados revelam que, no Brasil, a desigualdade racial está intrinsecamente relacionada à desproporcionalidade entre as taxas de homicídios de pessoas negras e não negras. PORQUE II. A pesquisa revelou que, comparando os dados absolutos de 2016 e 2017, embora tenha havido crescimento tanto no número de mortes de pessoas negras e de não negras, os assassinatos de negros ainda são mais numerosos. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Respostas

respondido por: edufaria01cfaltonia
64

Resposta: ALTERNATIVA 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Explicação:


renarenato31: o que não podemos esquecer é que o Brasil é o país mais Afro fora da África, portanto: a maioria da população é negra e quem sabe é por isso que a quantidade de vítimas negras passa a ser a maioria.
respondido por: ruancastro15
43

 A alternativa correta é a alternativa III.  Os índices de violência são bastante preocupantes na sociedade atual de modo que através do estudo desses índices (como mostrado na questão acima) temos que é possível combater a violência de um modo mais especificado.

  Assim, faz-se necessário compreender as variáveis que compreendem o desenvolvimento da violência como a desigualdade social , que faz com que pessoas de bairros periféricos estejam mais sujeitas à esse tipo de acontecimento, infelizmente.

Perguntas similares