Respostas
Resposta:
NAD é a sigla de nicotinamida adenina dinucleótido, uma coenzima de determinadas desidrogenases.
FAD é a sigla de Flavina Adenina Dinucleótido, uma coenzima de uma desidrogenase que actua ao nível do Ciclo de Krebs.
o FADH2 e o NADH, são moléculas que captam próton e elétron (hidrogênio) do ciclo do ácido cítrico, na matriz mitocondrial, para levar o elétron à cadeia tranportadora de elétrons e o próton a um local, onde fica concentrado estrategicamente, entre as membranas mitocondriais interna e externa, num gradiente concentrado (energia potencial).
No final, essa concentração é usada na produção de moléculas energéticas conhecidas como ATP (adenosina tirfosfato, união entre ADP e Pi), por uma proteína na memb. mit. interna, onde aqule elétron a alcança ao longo da cadeia transportadora de elétrons.
Reumindo: transporta elétron e próton.
Adenosina difosfato (ADP) ou difosfato de adenosina é um nucleotídeo, isto é, um composto químico formado por um nucleósido e dois radicais fosfato. Neste caso, compõem o nucleósido uma base purínica, a adenina, e um açúcar do tipo pentose, que é a ribose. É a parte sem fosforilação da ATP.
Trifosfato de adenosina, adenosina trifosfato ou simplesmente ATP, é um nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas. É constituída por adenosina, um nucleosídeo, associado a três radicais fosfato conectados em cadeia. A energia é armazenada nas ligações entre os fosfatos