o potencial padrão de redução de uma célula galvânica constituída por um eletrodo de Ag e outro de (Cu) é o 0,46V. Nesta célula ocorre á seguinte reação:2 Ag+(aq) +Cu(s)>2 Ag (s) + Cu2+ (aq)
Sabendo-se que o potencial de redução do par Cu2+/Cu0 é 0,34 V quando vale o potencial de redução do par Ag+/Ag0?
Respostas
Resposta:
E= potencial maior - potencial menor
0,46v= x - 0,34
x=0,80
Explicação:
Nessa célula galvânica, temos o Ag reduzindo e o Cobre oxidando, mostrando assim que o potencial de redução do Ag sempre será maior que o do Cobre, deixando ele como o maior potencial no calculo de ddP.
O potencial de redução do par Ag⁺/Ag⁰ é + 0,80 V.
Pilhas e potencial padrão
Experimentalmente, é possível medir os potenciais das pilhas. Esses valores de potenciais são obtidos montando pilhas galvânicas nas quais o potencial de redução da meia-pilha em relação ao eletrodo de hidrogênio seja conhecido.
Quando medidos com concentrações iônicas 1 mol/L, pressões parciais dos gases 1 atm e a temperatura da pilha sendo 25° C, a fem é denominada de potencial padrão da pilha.
Conforme o enunciado, foram dois potenciais padrão. Um é da célula galvânica constituída por eletrodos de prata e cobre que é 0,46 V e outro somente do cobre que é 0,34 V. Segundo a reação, a prata é a substância que está sofrendo redução, enquanto o cobre, oxidação.
Para calcular o potencial padrão de redução do par Ag⁺/Ag⁰, através dos potenciais dados, basta seguir a fórmula abaixo:
E° pilha = E° substância reduzida (prata) - E° substância oxidada (cobre)
0,46 = E° substância reduzida (prata) - 0,34
0,46 + 0,34 = E° substância reduzida (prata)
E° substância reduzida (prata) = + 0,80 V
Entenda mais sobre potencial padrão de redução: https://brainly.com.br/tarefa/19850388