O trecho a seguir faz parte do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis. Agora que expliquei o título, passo a escrever o livro. Antes disso, porém, digamos os motivos que me põem a pena na mão. Vivo só, com um criado. A casa em que moro é própria; fi-la construir de propósito, levado de um desejo tão particular que me vexa imprimi-lo, mas vá lá. Um dia, há bastantes anos, lembrou-me reproduzir no Engenho Novo a casa em que me criei na antiga Rua de Mata-cavalos, dando-lhe o mesmo aspecto e economia daquela outra, que desapareceu. Escolha a alternativa correta em relação à palavra destacada: Bastantes" é advérbio e não pode variar, logo pode ser erro de digitação em edições posteriores ao imprimir o livro
Respostas
Letra a.
Os advérbios são palavras invariáveis, isto é, eles não sofrem flexão, nem em gênero nem em número, e por isso, provavelmente, o autor está diante da criação de um neologismo, a fim de incorporar a sua criação literária.
Ainda acerca dos advérbios, pode-se afirmar que apesar de serem invariáveis, sofrem variação de grau. Isto é, podem ser intensificados, ou ainda, amenizados, por intermédio de termos que são comparativos.
Resposta:
B
Explicação:
Neste caso, a palavra “bastante” é adjetivo e ,assim, é variável. Dessa forma, pode sofrer flexão de número, e o termo subsequente na oração deverá concordar com essa variação.
Quando houver dúvida sobre empregá-la ou não no plural, faça a substituição pela palavra “suficiente”
Ex: Já há bastantes livros na prateleira. (Já há livros suficientes na prateleira.)