"O agente etiológico produtor da toxina botulínica é o Clostridium botulinum, um microrganismo comum no ambiente e no trato intestinal de animais, que se divide em subgrupos ou cepas, produzindo vários metabólitos tóxicos de ação farmacológica similar. Sendo um microrganismo fastidioso, não se desenvolve facilmente no produto alimentício em que se encontra, sendo fatores inibitórios para seu crescimento a competição com outros microrganismos, pH muito ácido, baixa atividade de água, elevadas temperaturas e tratamento com radiação gama. Relacionado a afecções alimentares, o botulismo se manifesta pela ingestão da toxina pré-formada, produzida pelo microrganismo no alimento, causando o desenvolvimento de um quadro neuroparalítico grave, agudo, afebril e não contagioso. Além da via alimentar, pode-se citar o quadro de botulismo de origem intestinal adulto, infantil e feridas, que são outras formas de manifestação da doença."
JULIANO, José Antonio Ferreira; CARDOSO, Alessandra Marques. Clostridium Botulinum e suas toxinas: Uma reflexão sobre os aspectos relacionados ao Botulismo de origem alimentar. Revista EVS-Revista de Ciências Ambientais e Saúde, v. 41, n. 3, 2014.
Analise as afirmações a seguir:
I. Bacilos gram positivos e formadores de esporos, anaeróbios estritos capazes de produzir toxinas de natureza proteica, os tipos A, B, E, F são causadores de botulismo no homem;
II. Os limites mínimos de temperatura de multiplicação do Clostridium botulinum são de 10º C e os limites máximos são 45º C a 50º C.
III. A toxina botulínica não pode levar o ser humano a óbito.
IV. O pH mínimo para multiplicação do Clostridium botulinum varia entre 4,6 a 4,8.
V. A atividade de água para crescimento de Clostridium botulinum varia entre 0,2 a 0,3.
Estão corretas somente as alternativas:
Escolha uma:
a.
I, II e IV.
b.
I e V.
c.
II ,III e IV. Incorreto
d.
I, III e IV.
e.
I , II e III
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
I, II e IV
Explicação:
CORRIGIDA PELO AVA
respondido por:
2
a. I, II e IV.
O botulismo é uma doença grave causada pela ação de uma potente toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. A doença pode levar à morte por paralisia da musculatura respiratória.
Clostridium botulinum é uma bactéria patogênica, que pode gerar uma toxiinfecção alimentar. Podem sobreviver dormentes até serem expostos a condições favoráveis ao seu desenvolvimento. Os esporos são altamente resistentes, pois suportam a temperatura de autoclave de 121 °C por 15 min.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás