Quando há necessidade de energia que dure mais que apenas alguns segundos, o organismo mobiliza outras reservas energéticas, como o glicogênio, nossa forma de armazenamento de glicose no fígado e nos músculos.
SIMINO, Laís Angélica de Paula. Nutrição, exercício físico e estética.Bioenergética e Metabolismo. IN: SIMINO, Laís Angélica de Paula. Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
Em relação ao glicogênio, considere as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:
I – O glicogênio é um polímero de glicose que pode ser sintetizado somente pelo fígado quando a oferta de glicose aumenta.
II – Pode ser mobilizado quando há necessidade da manutenção da glicemia e quando há necessidade de energia para contração muscular.
III – A glicogênese e glicogenólise acontecem sob os mesmos estímulos: no período pós-prandial e em repouso, há a ação da insulina.
IV - No caso dos exercícios físicos, a glicose mobilizada da molécula de glicogênio muscular pode ser oxidada de forma aeróbia ou anaeróbia, não dependendo do aporte de oxigênio, ou seja, não depende do tipo e da intensidade da atividade realizada.
Alternativas:
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) Somente a afirmativa II está correta.
c) Somente a afirmativa III está correta.
d) Somente a afirmativa IV está correta.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
Respostas
Resposta:
Somente a afirmativa II está correta.
Explicação:
I - O glicogênio, então, é um polímero de glicose que pode ser sintetizado pelo fígado e pelos músculos esqueléticos quando a oferta de glicose aumenta.
II - Pode ser mobilizado quando há necessidade da manutenção da glicemia (no caso do glicogênio hepático) e quando há necessidade de energia para contração muscular (no caso do glicogênio muscular).
III - A síntese e a degradação do glicogênio (glicogênese e glicogenólise) acontecem em momentos metabólicos diferentes e, portanto, sob estímulos opostos: no período pós-prandial e em repouso, há a ação da insulina, e podemos utilizar a glicose proveniente dos alimentos para armazenar glicogênio.
IV - No caso dos exercícios físicos, a glicose mobilizada da molécula de glicogênio muscular pode ser oxidada de forma aeróbia ou anaeróbia, dependendo do aporte de oxigênio, ou seja, depende do tipo e da intensidade da atividade realizada.