No jejum prolongado, a produção de energia dada pelo processo de gliconeogênese (neoglicogênese), é dependente do uso de aminoácidos, o que leva a uma depleção muscular do indivíduo. Nesse caso, os grupos aminos são convertidos em ureia e em seguida são excretados, com isso irá produzir um balanço nitrogenado _____________, provocando uma perda de massa muscular. Para completar a sentença acima, assinale a alternativa correta. Selecione uma alternativa: a) Estável. b) Positivo. c) Negativo. d) Descompensado. e) Instável.
Respostas
c) Negativo.
O processo evidenciado acima é representado como balanço nitrogenado negativo, pelo fato de que a produção de ureia torna-se acima da concentração normal, resultando na perda de massa muscular.
Diante disso, evidencia-se que este processo é extremamente danoso ao organismo, uma vez que as proteínas não somente fazem parte da massa muscular, mas também apresentam papel estrutural.
Resposta:
Negativo.
Explicação:
Normalmente, o jejum pode ser classificado como de curta duração (menos de 3 dias) ou prolongado (mais de 3 dias). No jejum de curta duração, enquanto a secreção de insulina é reduzida, ocorre aumento da secreção de glucagon e das catecolaminas. E o que esta situação provoca? Esta condição provoca um quadro de glicogenólise e de lipólise; na continuidade do jejum ao final das reservas de glicogênio para o processo de glicogenólise, a produção de energia é seguida com a gliconeogênese. No jejum prolongado, a produção de energia, dada pelo processo de gliconeogênese (também conhecido como neoglicogênese), é dependente do uso de aminoácidos, o que leva à depleção muscular do indivíduo. Nesse caso, os grupos amino são convertidos em ureia e em seguida são excretados, promovendo um balanço nitrogenado negativo e, consequentemente, provocando perda de massa magra