• Matéria: Sociologia
  • Autor: dantouro
  • Perguntado 7 anos atrás

Questão 3/5 - Antropologia da Política
Há outro elemento intrinsicamente ligado ao ritual: o mito. Rito e mito parecem possuir uma ligação dicotômica. Mitos seriam narrativas, com forte carga simbólica, relacionadas a uma determinada cultura, procurando explicar como as coisas são e quais as suas origens. Ou seja, procuram explicar o mundo por meio de histórias, a partir do ponto de vista de um determinado grupo social.

Fonte: rota de aprendizagem da aula 3, tema “Rituais”.
Tendo como base a contextualização acima, e os conteúdos da disciplina “Antropologia da Política”, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz uma análise correta.

I. De acordo com Peirano, mitos e ritos marcam bem dois aspectos inerentes da condição humana: o viver e o pensar.

II. Os ritos estariam ligados ao viver, enquanto os mitos estariam ligados ao pensar.

III. Mitos e Ritos ajudam a explicar um ao outro, sendo que nos mitos poderemos encontrar as representações, e nos ritos as relações sociais.
A Apenas as assertivas I e III estão corretas.
B Apenas as assertivas II e III estão corretas.
C Todas as assertivas estão corretas.
D Apenas as assertivas I e II estão corretas.
E Apenas a assertiva III está correta.

Respostas

respondido por: Matheusieti
3

Ambas estão corretas.

O mito está diretamente relacionado a lendas e histórias originadas por diferentes povos que visam mostrar um entendimento sobre a criação do mundo em que vivemos, e, o universo.

Ele é importante para a filosofia pois nos dá base para esse entendimento que pode ser visto como uma ferramenta não só para a posição histórica, quanto para a principal ferramenta da filosofia, o questionamento.

O rito vem de ritual, ou seja, da prática realizada pelos indivíduos que acreditam em uma divindade, oferecendo animais ou pessoas como oferenda, sendo uma prática comum nas tribos da antiguidade.

Perguntas similares