1) Em "66", o eu lírico, que é um músico, confessa seu dilema artístico.
A) Que dilema é esse, explicitado de maneira direta nas duas primeiras estrofes?
B) Na terceira estrofe, que solução, ainda que provisória, o eu lírico encontra para resolver seu dilema?
2) A canção "66" apresenta forte oralidade.
A) Que elementos típicos do discurso oral estão presentes nela?
B) Com que intenção o compositor teria utilizado esse registro?
3) Explique a oposição que o eu lírico estabelece, na quarta e na quinta estrofes, entre "uma métrica abstrata e invisível" é um jeito " quadradão" de fazer música. Use seus conhecimentos sobre os movimentos literários estudados até aqui para responder.
4) o eu lírico afirma que se " fizer muita loucura vão dizer" que ele está "maluco" e que, por isso, "nunca vai ser muito popular".
a) O que ele percebe sobre a produção de música?
b)Você concorda com essa ideia? Explique com suas palavras
5) Na ultima estrofe, de maneira bem-humorada, o eu lírico promove uma crítica e, ao mesmo tempo, encontra uma solução para seu dilema.
a)O que ele critica nas músicas que as pessoas ouvem comumente?
b)Qual é a solução encontrada para o dilema do eu lírico? E que elemento produz o humor?
Respostas
1. a) O dilema é sobre o que o eu lírico vai cantar e se o que ele cantar já fora cantado por alguém antes.
b) A solução, ainda que provisória, que o eu lírico encontra para resolver seu dilema é fazer um plágio deferente, misturando tudo o que ele quiser.
2. a) Os elementos típicos do discurso oral presentes na canção 66 são:
"o que é que", "e além do mais", "tô", "tá", "pro", "pra".
b) O compositor teria utilizado esse registro com a intenção de deixar o texto mais popular, mais próximo das pessoas, pois retrata o modo como elas falam.
3. Com "uma métrica abstrata e invisível", ele se refere ao jeito inovador de fazer música, que quebra os paradigmas, assim como os escritores modernistas.
Já jeito "quadradão" de fazer música se refere ao jeito "certinho", formal, que segue o padrão, o modelo.
4. a) Ele percebe que a produção de música costuma seguir um padrão, um modelo que garante o sucesso dos artistas.
b) Resposta pessoal.
5. O eu lírico critica nessas músicas é que elas não têm graça e tocam repetidamente na novela e no rádio.
b) A solução encontrada para o dilema do eu lírico é ir para a internet e baixar o mais novo hit do ano de 1966.
> O elemento que produz o humor é o uso de "novo" e "quente" para se referir a uma música antiga.
1) A) O eu lírico da música "66" do grupo O Terno critica a produção artística, pois lhe parece que tudo o que ele produz já foi feito por alguém.
B) Na terceira estrofe, o eu lírico afirma sobre uma "métrica abstrata e invisível" e que sente a sensação de que está enorme e ultrapassado.
Como identificar versos e estrofes?
Um verso é considerado como a linha do poema, estes versos podem apresentar rima ou não. Já a estrofe é a divisão das sessões que estão presentes no poema. Nota-se que o juntamento de versos compõem as sessões de estrofes.
Continue estudando sobre eu poético em: https://brainly.com.br/tarefa/435148
2) A) Ao fim da música, nota-se que o vocalista canta "dodecafonia" algumas vezes, reforçando o estilo que pode estar sendo utilizado para cantar a música. O dodecafonismo é um sistema que organiza alturas musicais.
B) Pode ter sido com a intenção de criticar o próprio sistema musical dodecafônico.
Dodecafonismo em "66"
Outra possibilidade que pode ter sido utilizada pelo grupo é a associação deste sistema com o que é "cafona", pois na palavra "dodecafonismo" há também a presença da palavra "cafonismo".
Continue estudando sobre eu poético em: https://brainly.com.br/tarefa/435148
3) Uma possibilidade é comparar a "métrica abstrata e invisível" praticada pelo autor como uma produção que não é "quadradona", isto é tradicional. Assim, a sua forma de fazer poesia "métrica abstrata e invisível" é considerada ousada quando comparada ao método "quadradão".
O que pode ser o "quadradão" em "66"?
Ao comparar com os movimentos literários estudados, o "quadradão" pode ser associado com o Parnasianismo, por exemplo. Nesta ótica, o que a "métrica abstrata e invisível" seria o movimento Modernista, que se opõe à estética Parnasiana.
Continue estudando sobre eu poético em: https://brainly.com.br/tarefa/435148
4) a) Ele nota que a sua música foge dos padrões tradicionais, isto é, não é "quadradona". Nesse sentido, irão dizer que ele é louco e que sua música nunca irá fazer muito sucesso.
b) Pode-se afirmar que não, pois, o que é considerado louco também pode se tornar a nova tendência de um movimento literário, como no caso do Modernismo.
O que foi o Modernismo?
O Modernismo foi um movimento que surgiu no século XX para romper com o tradicionalismo da época, marcado pelo Parnasianismo. Antes do Modernismo houve o Pré-Modernismo marcado pelo simbolismo.
Continue estudando sobre eu poético em: https://brainly.com.br/tarefa/435148
5) a) O eu lírico critica que o que toca na novela atualmente não tem graça, compreendendo, assim, que por mais que uma música faça sucesso, talvez ela não possua qualidade.
b) Para o eu lírico, a solução se encontra na internet, pois ele é um garoto antenado, mas que possui um estilo de 1966, podendo, assim, ser um fenômeno na internet.
Música e plataformas digitais
Atualmente é possível lançar uma música por meio das plataformas digitais de música, coisa que era antigamente feito por meio das rádios.
Continue estudando sobre eu poético em: https://brainly.com.br/tarefa/435148
#SPJ3