• Matéria: ENEM
  • Autor: sthefanypardop7qymv
  • Perguntado 7 anos atrás

ERGUNTA 1

Os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e os CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) são espaços importantes de intervenção profissional, no sentido de garantia de direitos da criança e do adolescente. Os Conselhos de gestão se consolidam em espaços políticos e de articulação dos assistentes sociais com a sociedade e, num espaço de controle social democrático. Frente a estas afirmações podemos concluir que:

I. A atuação do Serviço Social junto à criança e ao adolescente se configura num importante mecanismo para a consolidação do projeto ético-político da profissão.

II. Estas obrigações postas à profissão ferem o Código de Ética Profissional.

III. Estes novos espaços sócio-ocupacionais denotam a precarização do trabalho do assistente social.

IV. Ao assumir a articulação com a sociedade o Serviço Social reforça a questão da infância como prioridade da família, do Estado e da sociedade.

V. O Serviço Social passou a entrar em contato com as questões relacionadas à criança e ao adolescente somente a partir da promulgação do ECA.



Estão corretas, apenas as afirmações:


II e V


I e III.


I, III e IV.


III e IV.


I e IV.

Respostas

respondido por: jpstrikes20
0

Resposta:

A resposta correta é a quinta alternativa I e IV.

Explicação:

Obrigação estatal

Os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e os CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) refletem a intervenção estatal provida pela Constituição brasileira.

As ações de intervenção social exaltam o trabalho do assistente social, e além disso promovem de fato a atuação do Estado nas esferas sociais.

Que são obrigações claras de programas governamentais que são geridos pelo assistencialismo prático, ainda mais na gestão de crianças e adolescentes.

Perguntas similares