A história das práticas corporais no Brasil e o contexto escolar. Lúcio trabalha na escola de ensino fundamental e médio mais antiga do seu município. O diretor de sua escola encontrou planos de aula de diversas disciplinas, inclusive de Educação Física, entre 1940-1945 e distribuiu para os professores. Ele estabeleceu como tarefa que cada professor estudasse os planos de aula e compreendesse a situação de cada disciplina naquele período histórico, para apresentar aos demais em uma reunião pedagógica. Assim, Lúcio decidiu buscar revistas especializadas da Educação Física na década de 1940 no Brasil, para verificar se os conteúdos dos planos de aula analisados pelos professores na escola se assemelhavam ao que essas publicações propunham. QUESTÃO ORIENTADORA 1- Quais revistas específicas da Educação Física tiveram publicações na primeira metade da década de 1940 que poderiam ser consultadas por Lúcio? 2- Como ele pode argumentar a opção por utilizar as revistas especializadas para interpretar as fontes documentais (planos de aula)? *Responda no formato de resposta-texto entre 500 e 800 caracteres. REFERENCIAL TEÓRICO PELEGRINI, T.; NERY, A. C. B.; HONORATO, T.
Respostas
Oi, não conseguiua respostas ??
A síntese desse debate institucional, a partir da segunda metade do século XIX, impacta e aparece com nitidez na imprensa periódica da Educação Física até fins da década de 1940, e pode ser percebida pela busca de uma teoria da ação que se apropria sistematicamente de conhecimentos das Ciências Biológicas, das Ciências Humanas e das Ciências Sociais aplicadas.
Entre os textos publicados, encontra-se o produzido por Fernando de Azevedo intitulado: O papel do professor moderno de Educação Physica, e o escrito por Hollanda Loyola, com o título O professor de Educação Física. Esses artigos são prescritivos, no sentido de especificar um perfil desejável para o professor de Educação Física.
Espero ter ajudado.