1) Leia o fragmento seguinte: Sobre as adaptações dos contos de fadas [...], Regina Zilberman e Cademartori destacam o caráter educativo, a moral e o ensinamento, que foram acrescidos por eles. Assim, vemos que os primeiros livros para crianças já nasceram com propósitos educativos. (VIEIRA, Adriana Silene; FIUZA, Marina Miranda. Literatura infanto-juvenil. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017, p. 29.) Sobre os autores cujas obras se perpetuaram na imaginação infantojuvenil, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Segundo Cademartori (1992), Perrault teria sido o primeiro a direcionar os contos populares para as crianças. ( ) Os Irmãos Grimm, Jacob (1785-1863) e Wilhelm (1786-1859), fizeram uma importante coleta de crônicas. ( ) Hans Christian Andersen escreveu mais de 150 narrativas, que eram lançadas sempre no Natal. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas: a) V – V – V b) V – F – V c) F – V – F d) V – F – F e) F – V – V
Leia este excerto:
De acordo com Zilberman (1993) e Cademartori (1986), a literatura para crianças e jovens surgiu no final do século XVII e início do XVIII, juntamente com os conceitos de infância e família. Essa literatura se formou a partir da adaptação de contos populares, dos quais foram retiradas a violência e referência à sexualidade, muito comuns nos contos da oralidade que os inspiraram, estabelecendo-se assim, logo de início, uma censura, pensando no que a criança poderia e no que não poderia conhecer. Essa mesma criança começou a ser isolada da sociedade, restringindo-se ao círculo familiar e depois à escola, onde passou a ser nivelada pela idade e obrigada a sentar-se de costas para os colegas e de frente para o professor, detentor do poder.
(VIEIRA, Adriana Silene; FIUZA, Marina Miranda. Literatura infanto-juvenil. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017, p. 10.)
Considerando o contexto e a natureza da literatura infantojuvenil, analise as afirmativas a seguir:
I) A literatura infantojuvenil pressupõe que sua linguagem, seus temas e pontos de vista objetivam um destinatário em particular.
II) A literatura infantojuvenil pressupõe que já se sabe, a priori, o que interessa a esse público específico.
III) Na literatura infantojuvenil, o autor, geralmente, é criança e escreve, também, para criança.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)apenas I.
b)apenas II.
c)apenas III.
d)apenas I e II.
e)apenas II e III.
3)
Leia o trecho a seguir:
Se a literatura infantil necessita fundamentalmente ser caracterizada, acredito ser pela presença contundente do imaginário, porque a criança é essencialmente movida pela imaginação. "Pelo imaginar, o homem consuma a sua humanização, na medida em que manifesta o sentido do que ele é. Isso se chama libertação".
(LIMA, 1998, p. 13 apud VIEIRA, Adriana Silene; FIUZA, Marina Miranda. Literatura infanto-juvenil. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017, p. 77.)
Nesse contexto, leia e analise este excerto:
Há um ____________________ específico para a produção de literatura infantojuvenil. Da prosa à poesia, encontramos todo tipo de produção. São memórias, poemas, contos, fábulas, romances, epístolas e até mesmo livros-imagens sem presença de narração verbal. A ____________________ também é livre, apesar de geralmente sofrer algum tipo de censura. A presença de elementos __________________ é comum, mas não é regra.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:
a)enredo / forma / fantásticos
b)gênero / forma / imaginários
c)gênero / temática / fantásticos
d)enredo / narração / imaginários
e)conflito / temática / fantásticos
4)Leia e resolva:
Segundo Lajolo e Zilberman (1999), a literatura infantojuvenil brasileira teve início no final do século XIX e início do século XX. Nessa produção, constam traduções de textos estrangeiros, obras retiradas do folclore brasileiro e também produções dirigidas ao uso nas escolas.
(VIEIRA, Adriana Silene; FIUZA, Marina Miranda. Literatura infanto-juvenil. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017, p. 46.)
Considerando esse contexto, relacione as épocas apresentadas aos acontecimentos referentes a cada uma:
(1) 1920
(2) 1970/1980
(3) textos de hoje
(a) Os textos dessa época apresentam uma valorização dos aspectos gráficos e também da literalidade.
(b) Monteiro Lobato critica os textos tradicionais, traz o lúdico, o humor e faz questionamentos sobre a literatura.
(c) Apresenta a crise do narrador tradicional, a valorização dos aspectos gráficos, o protagonismo juvenil e a poesia lúdica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da associação entre as colunas:
Alternativas:
a)1b – 2c – 3a
b)1c – 2b – 3a
c)1b – 2a – 3c
d)1a – 2b – 3c
e)1c – 2a – 3b
Respostas
Resposta:
av1
Explicação:
1b 2d 3c 4a 5e todas corretas ja enviei
1 – b) V – F – V.
Os Irmãos Grimm, Jacob (1785-1863) e Wilhelm (1786-1859) são autores de uma extensa obra literária.
2 – d) apenas I e II.
A literatura infanto-juvenil apresenta uma linguagem que se caracteriza por apresentar temas e pontos de vista que objetivam um destinatário particular.
3 – c) gênero / temática / fantásticos.
Na produção de literatura infantil, os temas são livres, mesmo apresentando um certo nível de censura. Também é comum a presença de elementos fantásticos em algumas produções.
4 – a)1b – 2c – 3a.
Na década de 1920, Monteiro Lobato realizava críticas aos textos tradicionais, e dava destaque ao lúdico, ao humor e a questionamentos sobre a literatura.
Bons estudos!