Leia o texto abaixo e responda as questões. Ao encontrar-se com o engenheiro Bernardo Saião, responsável pela construção da estrada Belém-Brasilia, JK me disse: "Vamos arrombar essa selva". Disposto a "integrar" o Brasil e estimular o consumo de automóveis, JK determinou a abertura de "um cruzeiro de estradas" contornando o Brasil, dos quatro pontos cardeais ao cen- tro de Brasília. De 1955, ano anterior a sua posse, a 1961, foram abertos 13 mil quilômetros de estradas e pavimen- tados 7 mil. Era uma época em que as florestas, que JK queria "arrombar", eram tidas como "mato" e represen- tavam um "entrave" ao progresso. 4. A Brasil An Emd de de 2C 1060 BUENO, Eduardo. Brasil: uma história. Cinco séculos de um pais em construção São Paulo: Leya, 2010. p. 366. (Adaptado) Em a) Relacione o consumo de automóveis, desejado por JK, às estradas. do b) Qual foi a influência da abertura de estradas no processo de industrialização brasileira? c) Atualmente, a sociedade vê o "mato" como um "entrave" ao progresso? Justifique sua resposta.
Respostas
respondido por:
61
a. O consumo de automóveis desejado por JK e as estradas relacionam-se diretamente, visto que para expandir o número de veículos no país, seria preciso expandir as estradas.
b. Foi imensa a influência da abertura de estradas no processo de industrialização brasileira no governo JK, que em vez de investir em ferroviais, preferiu as rodovias, a fim de que se vendessem veículos.
c. Atualmente essa visão de "mato" como um "entrave" ao progresso está mudando, de modo que combinar tecnologias com a natureza tem se tornado tendência.
Abraços!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás