Que palavras Nelson de Oliveira utiliza para se referir aos autores da década de 1970? Elas indicam uma avaliação negativa ou positiva dele em relação a tais antecessores da geração 90?
Respostas
O texto ao qual o questionamento faz referência:
"A década de 70 foi um momento de ouro do conto no Brasil. A década de 90 não ficou atrás. De todos os contistas que fizeram dos anos 90 outro período importante do gênero no Brasil foram selecionados dezessete, justamente os que publicaram o que de melhor se leu no final do século XX.
Os contistas da Geração 90, longe da máquina de escrever - do homem na lua, do Brasil tri-campeão mundial de futebol, do fim dos beatles, da derrota dos EUA na Guerra do Vietnã, do auge da Guerra Fria e, enfim, longe do boom do conto brasileiro da década de 70 - mas colados no computador - na queda do muro de Berlim, no fim da Guerra Fria e do comunismo, na popularização do personal computer, da Internet e do e-mail, no Brasil tetra-campeão mundial de futebol, na globalização, no mapeamento do genoma humano -, mantiveram e aprimoraram as conquistas estéticas dos que os precederam. E podia ser diferente? Um vagalhão tecnológico levou de roldão a moçada que começou a escrever há quinze, vinte anos. O conto passou do boom ao new boom - menor, porém tão interessante quanto - ao mesmo tempo que os contistas deixavam de rascunhar à mão e passavam a rascunhar no próprio computador."
Resposta:
Nelson Oliveira utiliza o termo "momento de ouro do conto brasileiro" para fazer referência às criações inerentes à década de 1970 diante do contexto literário nacional.
Esse termo corrobora para uma descrição negativa da geração de 90. Segundo o autor, a geração de 1990 foi marcada por grande popularização da internet, do computador, dos meios de comunicação, o que possibilitou a criação literária menor do que a anterior, mas apesar disso, não é pior.