Respostas
Resposta:
A sigla AIDS, que é referida em português como SIDA, é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, causada no ser humano pela infecção do HIV, o vírus da imunodeficiência humana.
Explicação:
A AIDS é caracterizada pela debilitação do sistema imunológico do indivíduo, o sistema de defesa do corpo contra micro-organismos e corpos estranhos, o que facilita muito a ocorrência de infecções e certos tipos de câncer que seriam combatidos por um sistema imunológico saudável. Sem esse sistema para enfrentá-las, as infecções oportunistas se tornam muito mais contagiosas e violentas, o que pode levar o indivíduo à morte se não houver tratamento.
O HIV, o vírus que provoca a AIDS, se reproduz nos linfócitos, uma das células de defesa do corpo humano, e causa a sua morte, o que em si não gera sintomas mas impede que o corpo se defenda de outras doenças provocadas por micro-organismos, que se tornam letais. Por o HIV ser um retrovírus, um tipo de vírus baseado em RNA e altamente mutável, ainda não existe vacina que impeça a infecção ou um método para a eliminação total do vírus do corpo, o que torna os meios de prevenção da infecção altamente importantes no controle dessa doença já que ela não pode ser curada, apenas tratada.
O vírus pode ser transmitido através do contato com fluidos corporais infectados, como sêmen, secreções vaginais e sangue, que contém o vírus e permitem que este entre no corpo através de relações sexuais e contato do sangue com ferimentos abertos. Outros fluidos como saliva e suor não contém o vírus e não causam a transmissão da infecção. Por ser transmitido através dos fluidos, métodos contraceptivos não protegem contra a infecção, apenas o uso de preservativos e a abstinência sexual são formas eficazes de profilaxia, mas com ressalvas. Outras práticas onde ocorre o contato com fluidos podem transmitir a doença mesmo com o uso de preservativos.
Por isso, é extremamente importante que as pessoas entendam os mecanismos de contágio e o funcionamento da doença, para que evitem ao máximo a exposição ao vírus e que possam buscar o tratamento o mais cedo possível.