A respeito dos servidores públicos e a questão ética, julgue os itens a seguir em verdadeiros ou falsos e assinale a(s) alternativa(s) verdadeira(s): Escolha uma ou mais:
a. São os agentes públicos os responsáveis por colocar em prática os princípios pelos quais a Administração Pública se rege.
b. Enquanto trabalhadores na iniciativa privada têm normas para sua atuação, como o dever de prestar contas de suas atividades, produção e atitudes ao seu empregador, o servidor público, em sua condição de agente público, se isenta de tais normas.
c. Em seus diversos níveis e nas várias instituições de que é formada, a Administração Pública possui uma hierarquia própria. Há deveres e direitos daqueles que nela trabalham, bem como dos usuários de seus produtos e serviços.
d. Para se conscientizar do que constituem seus direitos e deveres, basta ao servidor público consultar a Constituição Federal – a Lei Maior do País –, que se basta por si própria, sem a necessidade de recorrer, por exemplo, ao Regime Jurídico dos Servidores Públicos.
Resposta: As alternativas “a” e “c” são verdadeiras.
Respostas
Resposta:
POSITIVO A E C
Explicação:
A. São os agentes públicos os responsáveis por colocar em prática os princípios pelos quais a Administração Pública se rege.
c. Em seus diversos níveis e nas várias instituições de que é formada, a Administração Pública possui uma hierarquia própria. Há deveres e direitos daqueles que nela trabalham, bem como dos usuários de seus produtos e serviços.
Resposta:
A e C são verdadeiras.
Explicação:
As alternativas “a” e “c” são verdadeiras. “Se a Administração Pública se rege por princípios, os agentes públicos são os responsáveis por colocá-los em prática. No caso específico dos servidores públicos, estes têm normas para atuação. Do mesmo modo que um trabalhador na iniciativa privada deve prestar contas de suas atividades, produção e atitudes ao seu empregador, também o servidor público deve fazê-lo. Neste caso, a Administração Pública, em seus diversos níveis e nas várias instituições de que é formada, possui uma hierarquia própria. Há deveres e direitos daqueles que nela trabalham, bem como dos usuários de seus produtos e serviços. Mas como o servidor público pode se conscientizar do que constituem os seus direitos e deveres? Em primeiro lugar, basta dar uma boa lida na Constituição Federal (...). Em segundo lugar, o servidor público deve ter sempre por perto, para consulta, o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais. Em terceiro lugar, ele deve procurar saber se existe um Código de Ética próprio, de sua categoria funcional ou da própria instituição.” (Módulo III, Unidade 2)