• Matéria: Química
  • Autor: will7089
  • Perguntado 7 anos atrás

porque a água e um codutor de eletrcidade​

Respostas

respondido por: Jeniifer4
0

Explicação:

Alguns afirmam que a água conduz eletricidade. Outros, já dizem que essa informação está equivocada. Para esclarecer de vez os mitos e verdades sobre a relação entre água e eletricidade, confira nosso post.

A água conduz eletricidade? 3 mitos

1 – A água com sal é um mau condutor elétrico

É exatamente o contrário. A água conduz eletricidade quando misturada com sal. Pelo fato de a água pura possuir uma baixa quantidade de íons, ela não apresenta condução de eletricidade, funcionando como um isolante. A partir do momento que a água pura é misturada com sal, a grande quantidade de íons gerada nas moléculas faz com que a condução elétrica se torne muito alta.

2 – A água da torneira não conduz eletricidade

Errado. Por ser enriquecida com uma grande quantidade de minerais e demais substâncias utilizadas no tratamento desse líquido, a água das torneiras e do chuveiro possui grande capacidade de condução de eletricidade, podendo provocar graves acidentes quando é utilizada com aparelhos elétricos.

3 – Chapinhas e secadores podem ser usados no banheiro

Este é outro grande mito. O ideal é que, salvo o chuveiro e lâmpadas, nenhum outro aparelho relacionado a eletricidade seja utilizado no banheiro. Os acidentes com secadores, chapinhas e água são muito mais comuns que as pessoas imaginam. O indicado é usar esses itens no quarto, longe de qualquer contato com a água. Essa recomendação é ainda mais séria no caso de quem tem crianças em casa.

A água conduz eletricidade? 4 verdades

1 – Água pura ou destilada não conduz eletricidade

Por mais que muitas pessoas se surpreendam com isso, a verdade é que a água pura ou destilada funciona como um favorável isolante de correntes elétricas. Ou seja, ela não conduz eletricidade. De acordo com os especialistas, a eletricidade é conduzida em virtude dos minerais e algumas impurezas que interferem na composição da água que utilizamos no dia a dia.

2 – Água e aparelhos elétricos não são uma boa combinação

Depois de saber que a água pura ou destilada não conduz eletricidade é natural que você se pergunte por que esse líquido deve ficar longe dos aparelhos elétricos.

O motivo é bem simples. Pelo fato de a água 100% pura ser rara, nas nossas residências, empresas e estabelecimentos comerciais, o comum é utilizarmos uma água que sofre influência de minerais e outros agentes que interferem na pureza do líquido. Portanto, a recomendação clara é deixar aparelhos elétricos bem longe da água.

3 – Mexer com eletricidade com os pés e mãos molhadas é perigoso

Exatamente. Conforme já explicamos, a água utilizada no dia a dia possui grande ionização devido aos muitos minerais e demais elementos contidos nesse líquido. Por isso, ao mexer com aparelhos elétricos, nunca esteja com o corpo molhado, já que isso pode provocar choques e demais acidentes.

Não é por acaso que os eletricistas sempre devem trabalhar com luvas e botas de borracha e jamais podem estar com o corpo molhado.

4 – Indústrias devem ter projetos que se atentem para a condutividade da água

Principalmente nas grandes indústrias há uma grande necessidade de água na elaboração dos mais diversos tipos de produtos. Nesse ambiente, também ficam máquinas robustas que requerem grande quantidade de energia.

Por esse motivo, no ambiente industrial os cuidados devem ser ainda maiores, sendo necessário desenvolver um projeto de construção que proteja as pessoas e a estrutura, assim como sejam oferecidas orientações aos colaboradores.

Seja em residências, escritórios, lojas, indústrias, hospitais, escolas etc., as pessoas devem estar atentas ao fato de que a água conduz eletricidade devido aos minerais presentes nela e pode causar graves acidentes.

Perguntas similares