Explique porque a semana de arte moderna foi escolhida na cidade de São Paulo; o teatro Municipal e o ano de 1922 para ser realizada?
Respostas
Resposta:
Após as críticas de Monteiro Lobato, Mário de Andrade e Oswald de Andrade, buscaram expor o Modernismo e defendê-lo. Surgiu, então, a ideia de fazer a Semana de Arte Moderna no Teatro Municipal de São Paulo, no mesmo ano em que a declaração de Independência completaria 100 anos. A data escolhida foi simbólica e representaria a “segunda” independência do Brasil – mas, desta vez, no sentido artístico.
Explicação:
A partir do início do século XX, principalmente em São Paulo, há um processo de industrialização em ascendência, em decorrência do esgotamento do modelo político da “República do café com leite”, que passa a reconfigurar a realidade da sociedade.
Com a abertura das fábricas, há a formação da classe operária e consequentemente um aumento na marginalização dos ex escravos; influxo migratório principalmente italiano para São Paulo; ganho de força das elites industriais.
Além disso, internacionalmente, e paralelamente a estas mudanças no Brasil, tem-se a formação das Vanguardas europeias: movimentos artísticos que visavam a renovação da arte como um todo, a partir do questionamento dos padrões estabelecidos até determinado momento, sendo compostos por correntes como Futurismo e Cubismo.
É neste contexto de transformações que se inicia o movimento Modernista brasileiro, inaugurado na Semana de Arte Moderna de 1922.
O apoio da elite paulista foi fundamental. Nesse contexto pertencente da República Velha (1889 - 1930), a oligarquia paulista tinha interesse em tornar São Paulo uma referência em criação cultural, posto que era ocupado pelo Rio de Janeiro.
--
Caso você queira saber outras curiosidades sobre a Semana de 22, leia a seguinte matéria:
arteref. com/movimentos/8-curiosidades-sobre-a-semana-de-arte-moderna-que-voce-nao-sabia/