Respostas
Resposta:
1910: Início da Revolução Mexicana
Comandados por nomes como Emiliano Zapata e Pancho Villa, camponeses e operários se levantam contra o governo do general Porfirio Díaz, no poder há 35 anos, reivindicando eleições livres. Díaz é exilado em 1911, e os conflitos armados que se iniciam em 1915 se estendem até 1920, um ano após o assassinato de Zapata.
1929: Partido Revolucionário Institucional (PRI) nasce
O assassinato do presidente eleito Álvaro Obregón em 1928 leva à criação do Partido Nacional Revolucionário no ano seguinte. A legenda é rebatizada como Partido da Revolução Mexicana, e sob o comando do presidente Manuel Ávila Camacho, adota o nome pelo qual é conhecido até hoje: Partido Revolucionário Institucional.
no ano seguinte. A legenda é rebatizada como Partido da Revolução Mexicana, e sob o comando do presidente Manuel Ávila Camacho, adota o nome pelo qual é conhecido até hoje: Partido Revolucionário Institucional.
1934: Nacionalização do petróleo
O presidente Lázaro Cardenas dá início a um enorme programa de nacionalização do petróleo, reforma agrária, e expansão industrial. Em 1938, após difíceis negociações com empresas estrangeiras como a Shell e a Standard Oil, Cardenas nacionaliza as reservas do país, e cria a petrolífera estatal Pemex.
Explicação: