• Matéria: Geografia
  • Autor: ybncarl
  • Perguntado 7 anos atrás




informações importantes sobre cada continentes americano e África


Utilize várias fontes (sites) e registre-se


As informações

aspectos naturais ou físicos

Aspectos econômicos

Aspectos demográficos

Aspectos políticos

Aspectos culturais


(Para uma pesquisa, minha net esta lenta)


ybncarl: FICAREI MUITO GRATO SE ALGUEM ME AJUDAR, PRECISO MUITO

Respostas

respondido por: jeanlucca01
1

Resposta:

Continente americano: Com uma população de quase 1 bilhão de habitantes e uma área territorial de 42.549.00 km², a América é o segundo maior continente (atrás apenas da Ásia) e conta com 14,2% da população mundial. Ao todo, são 35 países independentes e 16 colônias.

Em termos de localização, a América encontra-se em três hemisférios diferentes ao mesmo tempo: o Norte, o Sul e o Oeste, sendo cortado pela Linha do Equador, pelo Trópico de Câncer e pelo Trópico de Capricórnio, sendo o único continente a se situar em todas as zonas térmicas da Terra.

Esse continente possui vários tipos de divisões regionais, das quais podemos destacar duas. Uma divide-o em América do Norte, Central e do Sul, e a outra o divide em América Latina e Anglo-Saxônica.

A América do Norte possui apenas três países: Canadá, Estados Unidos e México.

A América do Sul possui doze países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

A América Central possui vinte países: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Costa Rica, Cuba, Dominica, El Salvador, Granada, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago

Home  Geografia  Continente Africano

CONTINENTE AFRICANO

O continente africano e suas principais características físicas, humanas e regionais.

Muitas pessoas conhecem a África pela sua extrema pobreza e miséria, porém poucos sabem o porquê disso. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), dos países considerados com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) baixo, todos eles são africanos. Essa situação foi causada, principalmente, pela exploração colonial e imperialista que ocorreu nesses paises.

Primeiramente, houve uma dominação colonialista que se iniciou ao final do século XV, quando a população negra que formava as diversas etnias desse continente foi escravizada e levada para outros lugares, incluindo o Brasil. Essa dominação permaneceu dessa forma até o século XIX, quando uma onda imperialista (chamada também de neocolonialista) resolveu se apropriar do continente, dividindo o seu território entre muitos outros países.

Por causa disso, muitos conflitos internos começaram a acontecer, ou em busca de independência, ou entre povos rivais em busca de controlar um mesmo território. Apesar de antes da colonização também haver disputas territoriais na África, elas não eram tão sangrentas e intensas como são atualmente.

O relevo do continente africano é marcado pela presença de dois grandes desertos: o Deserto do Saara e o Deserto do Kalahari. O primeiro encontra-se na região norte do país e o segundo encontra-se mais ao sul. A maior parte da superfície da África é composta por planaltos com médias e elevadas altitudes. Na região central e ao norte, encontram-se grandes rios que estão entre os maiores do mundo, como os rios Nilo, Congo e Níger.

Viajantes atravessando o Deserto do Saara

Viajantes atravessando o Deserto do Saara

Em relação à vegetação, existem diversos tipos, como plantas desérticas, florestas equatoriais e estepes. No entanto, o tipo mais presente são as savanas, que são muito semelhantes à vegetação do Cerrado brasileiro, com árvores de médio e pequeno porte com galhos muito retorcidos.

A África é dividida em duas regiões principais: África Subsaariana e África do Norte. A primeira compreende toda a região desse continente que se encontra abaixo do deserto do Saara, caracterizada pela população de maioria negra e pela maior diversidade étnica. A segunda encontra-se mais ao norte e compreende as populações africanas árabes.

Oceania: é um continente localizado ao sudeste da Ásia, banhado pelos oceanos Índico e Pacífico. É o menor dentre os continentes, o mais isolado e, por isso, o último a ser descoberto e conquistado pelos europeus, sendo por isso chamado de “novíssimo mundo”.

A maior parte de suas terras, cerca de 94%, é território da Austrália, sendo a única porção de terras de dimensões continentais desse local. Os outros 6% estão divididos em milhares e milhares de ilhas. No total, são 14 países e 38 milhões de habitantes, distribuídos em uma área de 8.480.000 km².

A Austrália, além de ser o maior país em dimensões territoriais, é também o mais desenvolvido econômico e socialmente, possuindo o terceiro maior Índice de Desenvolvimento Humano do planeta. Sidney, é a maior, mais populosa e mais desenvolvida cidade do continente. Por essas razões, muitas pessoas o denominam por Australásia.

A porção de ilhas que compõe a Oceania é regionalizada em Melanésia, Micronésia e Polinésia. Em tradução literal, esses nomes significam, respectivamente, “ilhas habitadas por negros”, “pequenas ilhas” e “muitas ilhas”. Observe o mapa abaixo para conferir essa divisão.

Perguntas similares