A vida só é possível, em desertos, onde existe água, os chamados oásis. Os oásis são intensamente cultivados, produzindo principalmente figo, trigo, arroz, feijão e cevada. Mais recentemente, outros cultivos têm surgido, como algodão e cana-de-açúcar."
O deserto do Saara compreende cerca de um terço do continente africano e é uma das regiões mais secas do planeta.
a)
Rios intermitentes, concentram água em determinadas porções rebaixadas durante as estações úmidas e formam os oásis.
b)
Afloramento do lençol freático, formado pelo acúmulo da água das chuvas durante milhares de anos.
c)
Reservatório subterrâneo, que é formado nas estações úmidas pela infiltração de água de rios perenes.
d)
Açudes, resultado da ação antrópica que ao plantar árvores, gera um microclima favorável a concentração de água.
e)
Rios intermitentes, secam na maior parte de suas extensões, mas mantêm água durante a estiagem nas regiões de oásis.
2)Leia os trechos seguintes sobre o Sudão e o Sudão do Sul:
Texto 1:
“O conflito no Sudão, opondo um governo ditatorial árabe-muçulmano do Norte e os rebeldes cristãos e animistas do Sul, tem sido há muito considerado um dos mais longos e violentos da África. Assolado pela guerra desde a independência em 1956, o maior país do continente africano, com mais de 30 milhões de pessoas, viveu apenas cerca de onze anos de uma paz extremamente instável entre 1972 e 1983. ”
Texto 2:
“Quanto à opção religiosa, o Sudão tem 70% de muçulmanos, 25% de praticantes de religiões tradicionais (não raro chamadas de “animistas”) e 5% de adeptos ao cristianismo. Dos muçulmanos, metade (35%) é de árabes, fenômeno que mostra tanto a existência de árabes não-muçulmanos, quanto a existência de grupos negros do sul ou não-árabes do norte convertidos ao Islã. Relativa complexidade revelada por estes dados sociais indica a inexistência de blocos étino-religiosos homogêneos – não se podendo associar imediatamente árabes a muçulmanos e negros a animistas/cristãos (muito embora seja uma relação que, em geral, procede) –, o que contraria interpretações simplistas que abordam o conflito regional unicamente nesses termos”.
ASSIS, F. S. de Q. As Raízes dos Conflitos entre o Norte e o Sul do Sudão:
A leitura e análise dos dois trechos permitem afirmar que
I. Os dois textos são complementares, o texto 01 apresenta uma afirmação, enquanto o texto 02 explica a afirmação apresentada anteriormente.
II. Os dois textos tratam do mesmo assunto, mas apresentam pontos de vistas e interpretações distintas para um mesmo contexto.
III. Os textos apresentam pontos de vistas divergentes, enquanto o texto 02 identifica as complexidades do tema, o texto 01 restringe-se a generalizações.
IV. Os dois textos são complementares, mas o texto 01 critica o que é defendido no texto 02.
a)
I e II.
b)
II e III.
c)
III e IV.
d)
I e III.
e)
II e IV.
Respostas
Resposta:
1 =A 2 =D
eu acho q e isso
Explicação:
Um oásis se forma pelo afloramento do lençol freático, logo a alternativa correta é a B.
Quanto ao conflito no Sudão, as afirmações II e III são verdadeiras, logo a alternativa correta é a letra B.
Como se forma um oásis no deserto?
Para que um oásis seja formado no deserto são necessárias algumas condições:
- É preciso que um lençol freático, formado pelo acúmulo de chuvas que se infiltraram e ficaram presas em algum nível do solo, esteja próximo da superfície.
- A erosão eólica, segundo fator fundamental para a formação de um oásis no deserto, move a areia e expõe as águas do lençol freático.
- A presença de água possibilita o surgimento da vegetação em uma área arenosa.
Portanto, a formação de um oásis se dá pelo afloramento (subida à superfície) de um lençol freático, criado pelo acúmulo da água de chuvas por um período extenso. Logo, a alternativa correta é a letra B.
Possíveis interpretações do conflito no Sudão
A história do Sudão é marcada por conflitos e guerras civis de viés principalmente étnico-religioso, embora os conflitos sejam permeados por outras questões. Uma vez o maior país do continente africano, no ano de 2011 parte do território declara sua independência e torna-se o Sudão do Sul, iniciando um conflito extenso entre os dois países.
A interpretação dos textos apresentados nos permite afirmar que o primeiro exprime o caráter étnico-religioso do conflito, limitando as razões deste a uma oposição entre os árabe-muçulmanos de um lado e os rebeldes cristãos e animistas do outro.
O segundo texto, por sua vez, apresenta estatísticas que demonstram uma diversidade mais acentuada, especificando que, daqueles que praticam a religião islãmica, apenas metade é árabe. Ademais, não-árabes do norte ou sul convertidos ao Islã. Logo, não existiria uma homogeneidade entre os blocos do conflito e as razões não se limitam a uma questão étnico-religiosa.
As afirmativas corretas são II e III pois ambos os textos tratam do mesmo assunto com interpretações e conclusões distintas. Enquanto o Texto 1 generaliza as causas do conflito, o Texto 2 aborda as complexidades do conflito.
Aprenda mais sobre o Sudão do Sul em: https://brainly.com.br/tarefa/8658998
#SPJ2