Um homem de 54 anos, obeso (IMC 31kg/m2), foi encaminhado para acompanhamento médico por apresentar hipocolesterolemia assintomática. O paciente relata que é fumante e que já foi alcoolista, e que apresenta pequena redução da acuidade visual. Sua mãe tinha diabetes e dislipidemia não caracterizada. Além de hepatoesplenomegalia, os resultados de exames laboratoriais mostraram triglicerídeos = 240mg/dL, colesterol total = 42mg/dl, apoliproteína A-I e HDL inferiores a 5mg/dl, bilirrubina = 1,4 mg/dl, Hb = 15 g/dL e plaquetas = 50 x 109/L. Não se constatou doença cardiovascular, mas a mucosa intestinal mostrou presença de células espumosas após biopsia. Chegou-se à conclusão de que o paciente apresentava um tipo de hipoalfalipoproteinemia hereditária
Respostas
respondido por:
0
Resolvendo cada item do enunciado em separado:
1) Dadas as condições apresentadas, certamente a doença está associada com a lipoproteína plasmática HDL (High Density Liprotein) que está inferior a 5 mg/dl, quando o normal é por volta de 40 mg/dl.
2) O HDL é chamado de colesterol "bom" e o seu baixo nível aumenta o risco de doenças cardíacas (como no caso desse paciente).
3) Possivelmente esse paciente tem alguma doença genética que impede a produção de colesterol HDL, independente da sua dieta.
4) Existe o risco sim, devido à baixa concentração de HDL.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás