Ao estabelecer que a inconstitucionalidade é o juízo de adequação da norma infraconstitucional (objeto) à norma constitucional (parâmetro), por meio da verificação da relação imediata de conformidade vertical entre aquela e está, com o fim de impor a sanção de invalidade à norma que seja revestida de incompatibilidade material e/ou formal com a Constituição, o ordenamento jurídico brasileiro adotou duas formas de inconstitucionalidade: material e formal. Especificamente, em relação à formalidade, está correto o que se afirma, EXCETO, em:
Respostas
A formalidade é a forma como cada pessoa lidar no meio jurídico em que vive. Então, trabalhar com o processo civil é saber que deve haver uma organização e uma integração da ciência processual.
É o produto do homem que deve estar situado no espaço, saber que é de fundamental importância não apenas seguir uma formalidade, sabendo que o direito é pleno e existe para que se possa ser empregado, não deixando que as situações se percam em meio ao espaço.
Desta forma, a humanização da justiça faz juz a uma sociedade democrática numa época de transformação social, é fundamental que se pense na justiça como uma forma de ajudar ao cidadão em seu processo de formulação, de desenvolvimento e de caráter quando se diz respeito a sua formação cidadã.
Espero ter ajudado.