Por regulação pública se compreende o processo de definição das regras com base na ação dos trabalhadores, por meio de negociação coletiva ou regulamentação estatal, que se traduz na colocação de limites sobre a forma como o capital utiliza a força de trabalho. Ela compreende dois princípios básicos do direito do trabalho, sendo a primeira a relação entre capital e trabalho é marcado por uma assimetria, sendo fundamental assegurar a existência do sindicato e da negociação ou a intervenção do Estado para proteger o elo mais frágil da relação. O segundo princípio refere-se ao trabalho que não pode ser considerado como uma mercadoria qualquer, pois quem vende a força de trabalho é uma pessoa humana e sua dignidade precisa estar assegurada. KREIN, J. D. O desmonte dos direitos, as novas configurações do trabalho e o esvaziamento da ação coletiva. Revista de sociologia da USP, v. 30, n. 1, p. 77-104, 2018. Diante disso, o objeto do direito do trabalho corresponde às normas, as instituições jurídicas e os princípios que disciplinam as relações de trabalho, de modo que determinam os seus sujeitos e as organizações destinadas à proteção desse trabalho em sua estrutura e atividade. Com base nas informações apresentadas, é correto afirmar que o objeto do direito do trabalho é:
Respostas
O Direito do Trabalho pode ser definido como sendo “o ramo da ciência do direito que tem por objeto normas jurídicas que disciplinam as relações de trabalho subordinado, determinam os seus sujeitos e as organizações destinadas à proteção desse trabalho, em sua estrutura e atividade”.
Dois princípios básicos do direito do trabalho:
(1) a relação entre capital e trabalho é marcada por uma assimetria, sendo fundamental assegurar a existência do sindicato e da negociação ou a intervenção do Estado para proteger o elo mais frágil da relação;
(2) o trabalho não pode ser considerado como uma mercadoria qualquer, pois quem vende a força de trabalho é uma pessoa humana e sua dignidade precisa estar assegurada.
Espero ter ajudado.
Resposta:
Alternativa 2: O estudo do trabalho subordinado.
Explicação:
Vide. 22 do livro. “O objeto do Direito do Trabalho e o estudo do trabalho subordinado. Dai o emprego de duas teorias para conceituar a matéria em estudo: a subjetiva e a objetiva (BARROS, 2013).”