Respostas
Resposta:
O processo de purificação inicia com a captação da água no Rio do Peixe através de bombas que levam por tubulações até a Estação de Tratamento de Água. Chegando lá é feita a adição de sulfato de alumínio, substância química que faz com que as impurezas contidas na água se unam, o que é chamado de coagulação.
Esta água segue por uma calha e entra no floculador, onde é agitada lentamente para que as partículas aumentem, formando flocos, isto se chama floculação.
A etapa seguinte é a decantação, em grandes tanques, onde os flocos, por serem mais pesados do que a água, afundam, ficando ali depositados.
A água continua seu caminho nesse processo de limpeza, mas ainda há impurezas e, por isso, passará por um filtro com carvão mineral, camadas de areia e outras de seixos (pedra de rio redonda), com diversos tamanhos.
Quase limpa é o momento de adicionar cloro gasoso, este é o produto que tem a função de manter a água livre de bactérias e microorganismos.
A água ainda recebe o Flúor que ajudará proteger os dentes dos consumidores, e por fim, recebe cal hidratada (hidróxido de cálcio) para equilibrar o pH da água, evitando que ela fique muito ácida.
Depois de passar por todas essas etapas ela está pronta para beber sem nenhum risco para a saúde.