• Matéria: Filosofia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

QUESTÃO 8
No término do século XVIII e começo do XIX, aconteceu, na Inglaterra, a Revolução Industrial. Nessa época, aconteceram diversas substituições, ocasionando a troca da produção humana pela fabril, ferramentas por máquinas e energia humana pela motriz. A Revolução Industrial propagou-se pela Europa Ocidental e Estados Unidos, caracterizando um novo modelo de produção. Nos primórdios, as fábricas não eram munidas dos melhores ambientes de trabalho. As condições eram extremamente precárias, a remuneração era baixa e o trabalho feminino e infantil se fazia constantemente presente.

BERTTI, A. C. M. F.; CUNHA, M. C. A. B. Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social.
Maringá: UniCesumar, 2016. (Adaptado)

Os conflitos entre os capitalistas e os trabalhadores levaram a burguesia, a igreja e o Estado a unirem-se, acarretando assim, na origem da:

Alternativas
Alternativa 1:
Sociedade de organização do Estado, no ano de 1850.

Alternativa 2:
Sociedade de organização da caridade, no ano de 1869.

Alternativa 3:
Sociedade de organização da burguesia, no ano de 1860.

Alternativa 4:
Sociedade de organização dos capitalistas, no ano de 1869.

Alternativa 5:
Sociedade de organização da igreja católica, no ano de 1760.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
8

É correta a alternativa 2.

Com o aumento das desigualdade sociais e do número de pessoas em situação de vulnerabilidade social, as contradições próprias do Sistema Capitalista se tornaram tão evidentes que ameaçavam a própria manutenção deste Estado (por meio de uma ampla revolução social do proletariado, que derrubaria o sistema capitalista), sendo uma das reações a isto o estabelecimento do Serviço Social, de início de caráter de caridade religiosa, em 1869.

Por meio destas ações se buscava remediar as questões sociais mais imediatas, alimentando aqueles que tinham fome e abrigando os que sentiam frio, buscando reduzir a revolta dos mais pobres.

Perguntas similares