• Matéria: Pedagogia
  • Autor: mxndeszto20
  • Perguntado 7 anos atrás

Para subsidiar sua resposta, efetue a leitura a seguir: A literatura sobre formação de professores descreve processos relacionados à maneira como as crenças que estes profissionais constroem ao longo da vida influenciam suas práticas pedagógicas e apontam que estas idéias determinam, em parte, o que fazem no contato com os alunos e também no contato com seus familiares. Como os professores são elementos-chave do processo ensino-aprendizagem e, portanto, das ações escolares, incluindo aquelas relativas às interações estabelecidas entre a escola e as famílias, defende-se que tenham oportunidade de construir novos conhecimentos sobre os alunos e suas famílias para que possam realizar um ensino voltado para a aprendizagem de todos os estudantes. Para tanto, é fundamental compreender as diferenças - derivadas da cultura, da linguagem, da organização e dos valores das famílias, da comunidade, do gênero, da escolarização anterior, entre outras - que forjam as experiências pessoais dos seus alunos, pois isso pode auxiliá-los a construir modos mais eficazes de atuação. Isso só é possível se houver uma aproximação entre estas agências socializadoras. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

I. Na aprendizagem embrutecida o sujeito necessita de um mestre explicador, alguém que necessita ensinar o sujeito.
II. Na aprendizagem emancipatória, o sujeito é responsável pela sua aprendizagem.
III. Na aprendizagem emancipatória, a figura do professor nessa metodologia, é de dono do saber
IV. Na aprendizagem embrutecida, o professor é um mediador nesse processo. Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

Escolha uma:
a. II e III, apenas.
b. II e IV, apenas.
c. I e II, apenas.
d. I, II e III, apenas.
e. I, III e IV, apenas.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
13

c. I e II, apenas.

A aprendizagem embrutecida também se assemelha ao ensino tradicional, de forma que se baseie no fato de que o educador é considerado como o detentor do conhecimento.

Já a aprendizagem emancipatória permite que o ensino seja uma via de mão dupla, de forma que o aluno é estimulado a pensar de forma crítica e reflexiva, ao passo que o educador é tratado como um mediador do conhecimento.


mxndeszto20: CORRETA! Corrigida pelo AVA.
Obrigada!
respondido por: lolodiniz
11

Resposta:

I e II, apenas. Correto

Explicação:

Corrigido pelo o AVA

Perguntas similares