Ao analisar o contexto organizacional, Burns e Stalker propuseram que as organizações fossem divididas em dois tipos distintos: as organizações mecanicistas e as organizações orgânicas, que conteriam em suas características básicas duas abordagens opostas em termos de contexto organizacional, o que envolve estrutura, estilos de liderança e autoridade, desenho de cargos e tarefas, entre outros.
Considerando o trecho apresentado, sobre as características organizacionais de Burns e Stalker, analise as afirmativas a seguir.
I. Em sistemas orgânicos, a característica de confiabilidade está nas pessoas e na comunicação informal entre elas.
II. Em sistemas mecânicos, a autoridade se baseia no comando e na hierarquia, a partir de um ambiente estável e permanente.
III. Os princípios predominantes nos sistemas orgânicos são os princípios gerais abordados pelos autores da Escola Clássica.
IV. O desenho de cargos e tarefas das organizações mecanicistas é provisório, com cargos mutáveis e redefinidos constantemente.
Está correto o que se afirma em:
A- I e II, apenas.
B- II e III, apenas.
C- II e IV, apenas.
D- I, II e IV, apenas.
E- I, III e IV, apenas.
Respostas
Resposta: Resposta correta letra a) I e II apenas
Explicação:
Resposta:Está correto : I e II, apenas. Os sistemas mecânicos são mais rígidos e possuem uma estrutura mais centralizada. Já os sistemas orgânicos são mais flexíveis e possuem características mais descentralizadas. Desse modo, nas organizações mecânicas, os sistemas de autoridade se baseiam fortemente no comando e na hierarquia, possuindo ambientes estáveis e permanentes.Já nos sistemas orgânicos, os sistemas de confiabilidade são menos rígidos e possuem menos regras, pautando-se, assim, na comunicação entre as pessoa
A- I e II, apenas.
Os sistemas orgânicos são aqueles que apresentam uma característica mais informal e mais flexível, de forma que se priorize o ambiente mais informal, no sentido de possibilitar a comunicação natural.
Já os sistemas mecanicistas seguem os princípios estabelecidos pela Escola Clássica, baseada na burocratização e mutação recorrente de cargos, como principais características, de uma forma geral.