As cianotoxinas compõem um grupo de toxinas produzidas por algumas cianobactérias que podem estar presentes em águas de corpos hídricos na natureza. A microcistina LR é uma das principais cianotoxinas, devendo ser monitorada sua presença em águas naturais devido ao seu efeito tóxico. Abaixo é apresentada a representação estrutural da molécula da microcistina LR.
São funções orgânicas que estão presentes na microcistina LR
a) álcool, amida terciária e ácido carboxílico.
b) álcool, amida terciária e éster.
c) álcool, amida primária e ácido carboxílico.
d) amida terciária, amida secundária e cetona.
e) amida terciária, álcool e fenol.
Respostas
A alternativa correta é a c) álcool, amida primária e ácido carboxílico.
As microcistinas consistem de heptapeptídeos cíclicos produzidos por cianobactérias tóxicas que compõem comunidades fitoplanctônicas, representadas por Microcystis, Anabaena, Nostoc e Oscillatoria (Sivonen et al. 1992 a,b), de ocorrência comum em reservatórios de água doce.
Plantas cultivadas podem ser contaminadas com cianotoxinas através de irrigação com água contendo cianobactérias tóxicas. Uma espécie frequentemente encontrada nos corpos d’agua é Microcystis aeruginosa, produtora da microcistina (MC), uma toxina hepatotóxica.
Espero ter ajudado.
Resposta:
Letra A
Explicação: Não há amidas primárias pois o único nitrogênio ligado a 2 hidrogênios não é vizinho de uma carbonila, portanto não é grupo amida.
Há uma hidroxila ligada a um carbono sp3, portanto é caracterizado um grupamento álcool.
Há grupo COOH, caracterizando ac. Carboxilico.
Há 2 amidas terciárias caracterizadas por nitrogênio não ligado há H, vizinho a uma carbonila(C=O)