• Matéria: Português
  • Autor: jaymaramotta
  • Perguntado 7 anos atrás

Em A hora da estrela, a denúncia social surge em meio a outros componentes, cujo princípio não se restringe à pura complacência com as personagens. Assim, ao caracterizar Carlota (a cartomante) escreve Clarice Lispector: “madama Carlota era enxundiosa, pintava a boquinha rechonchuda em vermelho vivo e punha nas faces obesas duas rodelas de ruge brilhoso. Parecia um bonecão de louça meio quebrado”.

Com base no modo como a cartomante é descrita na citação apresentada, é correto dizer que

Escolha uma:
a. o cômico pauta a descrição da personagem, que tem o ridículo de sua aparência ressaltado pela comparação com um bonecão de louça. Correto
b. não se pode afirmar aspectos negativos ou positivos por meio do trecho supracitado.
c. a personagem é tratada com objetividade e não há juízos a respeito de sua aparência.
d. a descrição assume um tom elogioso, característica de A hora da estrela.
e. o humor não deprecia a personagem, mas fornece uma visão que pode ser considerada realista.

RESPOSTA LETRA "A"

Respostas

respondido por: LucasFernandesb1
2

Olá,

A resposta é a seguinte:

a. o cômico pauta a descrição da personagem, que tem o ridículo de sua aparência ressaltado pela comparação com um bonecão de louça.

Pois, de fato, a comparação feita busca tornar engraçada a descrição da personagem.

Espero ter ajudado :-) Boa sorte.

respondido por: paulonezio
8

Resposta:

Aap 4

Explicação:

1) Em A hora da estrela, a denúncia social surge em meio a outros componentes, cujo princípio não se restringe à pura complacência com as personagens. Assim, ao caracterizar Carlota (a cartomante) escreve Clarice Lispector: "madama Carlota era enxundiosa, pintava a boquinha rechonchuda em vermelho vivo e punha nas faces obesas duas rodelas de ruge brilhoso. Parecia um bonecão de louça meio quebrado".

Com base no modo como a cartomante é descrita na citação apresentada, é correto dizer que:

Alternativas:

b)  o cômico pauta a descrição da personagem, que tem o ridículo de sua aparência ressaltado pela comparação com um bonecão de louça.

2) Considere a seguinte passagem de Grande Sertão: vereadas

Amor e morte

Eu dizendo que a Mulher ia lavar o corpo dele. Ela rezava rezas da Bahia. Mandou todo o mundo sair.

Eu fiquei. E a Mulher abanou brandamente a cabeça, consoante deu um suspiro simples. Ela me mal-entendia.

Não me mostrou de propósito o corpo. E disse…

Diadorim — nu de tudo. E ela disse:.................................

b)  do fato de o leitor não saber, assim como Riobaldo, que Diadorim era na verdade uma mulher.

3)  Considere seguinte trecho a respeito de Avalovara:

"Avalovara" é um livro paradoxal: se inscreve, formalmente, embora já de modo um pouco tardio para a época, numa tradição de vanguarda, mas sua linguagem, suas palavras, são até certo ponto "passadistas". O livro foi escrito num português escorreito, com ordem subordinada (longe, portanto, da frase rápida e curta de certa vanguarda), exalando melancolia. Talvez aí, nesta contradição, resida sua importância para o romance brasileiro.

b)  ao fato de o romance parecer deslocado temporalmente, não se enquadrando como obra contemporânea.

4)  Guimarães Rosa empenhou-se em retratar o sertão com uma linguagem própria. Nesse propósito, destaca-se o seu trabalho com as palavras, sobretudo com os neologismos, para criar expressões relacionadas às pessoas do campo. Sua temática sertaneja, porém, não pode ser considerada regionalista.

a) A obra de Guimarães Rosa é universalista, por isso não se enquadra em um espaço geográfico determinado, assim como ocorre com o Regionalismo.

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