O conhecimento dos fatores motivacionais é de fundamental importância para as organizações, porém, o estilo de gestão adotado pelo administrador pode afetar diretamente o comportamento e a postura dos funcionários. A Teoria Comportamental aborda diversos estilos de liderança, dentre os quais se destacam as Teorias X e Y, propostas por Douglas McGregor.
Considerando o trecho apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. A Teoria X pressupõe os indivíduos como preguiçosos e indolentes, tal como eram considerados na Administração Científica de Taylor.
II. A Teoria Y apresenta uma postura mais rígida em relação aos preceitos administrativos, aumentando o controle sobre os indivíduos.
III. A Teoria Y compreende o trabalho como uma atividade tão natural como brincar ou descansar.
IV. A Teoria Y é mais direcionada para uma gestão aberta e democrática; já a Teoria X remete ao modelo tradicional de gestão, como uma continuidade do modelo utilizado pelos clássicos.
Respostas
Resposta:
I, III e IV apenas
Explicação:
A postura da Teoria X se assemelha à dos autores clássicos, em que o indivíduo era pouco valorizado, tratado como preguiçoso e sem iniciativa. Já a Teoria Y compreende uma abordagem mais flexível e voltada para os indivíduos, considerando-os como esforçados, criativos e competentes. Em linhas gerais, pode-se compreender a Teoria X como uma abordagem mais coercitiva e controladora, similar à dos autores da Escola Clássica. A teoria Y, por sua vez, adota uma postura mais democrática e dinâmica, com olhar voltado para o indivíduo.
Resposta:
I, III e IV, apena
Explicação:
I, III e IV, apena
A Teoria Y apresenta uma postura mais maleável e dinâmica em relação aos preceitos administrativos, considerando os indivíduos como automotivados e autodirigidos, diminuindo ou flexibilizando o controle exercido sobre eles. As demais afirmativas estão corretas.