Respostas
Resposta:
A Exclusão Social designa um processo de afastamento e privação de determinados indivíduos ou de grupos sociais em diversos âmbitos da estrutura da sociedade.
Trata-se de uma condição inerente ao capitalismo contemporâneo, ou seja, esse problema social foi impulsionado pela estrutura desse sistema econômico e político.
Assim, as pessoas que possuem essa condição social sofrem diversos preconceitos. Elas são marginalizadas pela sociedade e impedidas de exercer livremente seus direitos de cidadãos.
Podemos salientar as condições financeiras, religião, cultura, sexualidade, escolhas de vida, dentre outros.
Os excluídos sociais, geralmente são minorias étnicas, culturais e religiosas. Como exemplos, temos os negros, índios, idosos, pobres, homossexuais, toxicodependentes, desempregados, pessoas portadoras de deficiência, dentre outros.
Há diversos tipos de exclusão social, das quais se destacam:
Exclusão Cultural e Étnica: conceito atribuído as minorias étnicas e culturais, por exemplo, a exclusão dos índios.
Exclusão Econômica: determina a exclusão de pessoas que possuam rendas inferiores, por exemplo, os pobres.
Exclusão Etária: designa a exclusão por idades, por exemplo, crianças e idosos.
Exclusão Sexual: tipo de exclusão que é determinada pelas diferentes preferências sexuais, por exemplo, a exclusão dos transexuais.
Exclusão de Gênero: relativo ao gênero masculino e feminino, por exemplo, a exclusão das mulheres.
Exclusão Patológica: exclusão relativa às doenças, por exemplo, os portadores de HIV.
Exclusão Comportamental: aborda sobre os comportamentos destrutivos, por exemplo, dos indivíduos toxicodependentes.
A exclusão social está conectada com o processo de segregação, fruto das diferentes camadas da desigualdade na sociedade. Pensar na exclusão e os movimentos sociais, é entender a importância de manifestação pro direito da população, visando contrapor os diferentes núcleos da exclusão dos quais podemos citar: a exclusão cultural e étnica, a exclusão econômica, a exclusão sexual, a exclusão de gênero, a exclusão comportamental e por fim, a exclusão patológica.
Como os níveis de exclusão são combatidos pelos movimentos sociais?
A partir da organização das comunidades, onde temos o movimento negro e indígena visando contrapor a exclusão étnica, os movimentos ideológicos a favor das bases, contrapondo, a exclusão econômica. As bases do estatuto do idoso, indo na contramão da exclusão etária, além dos movimentos LGBTQIA+ e do feminismo, visando um olhar de luta contra a exclusão sexual, de gênero, patológica e comportamental.
Mais sobre os movimentos sociais:
https://brainly.com.br/tarefa/23022722
#SPJ2