• Matéria: Geografia
  • Autor: guilherme191519
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia os excertos do poema a seguir: As mudas romperam o silêncio I Havia um silêncio sepulcral sobre dezoito mil hectares roubados dos povos tupi-guarani sobre dez mil famílias quilombolas expulsas de seus territórios sobre milhões de litros de herbicidas derramados nas plantações Havia um silêncio promíscuo sobre o cloro utilizado no branqueamento do papel a produzir toxinas que agridem plantas, bichos e gentes sobre o desaparecimento de mais de quatrocentas espécies de aves e quarenta de mamíferos do norte do Espírito Santo Havia um silêncio intransponível sobre a natureza de uma planta que consome trinta litros de água-dia e não dá flores nem sementes sobre uma plantação que produzia bilhões e mais bilhões de dólares para meia dúzia de senhores [...] Por fim havia um imenso deserto verde em concerto com o silêncio. […] (Fonte: Via Campesina. O latifúndio dos eucaliptos. Rio Grande do Sul: Pontocom, 2006. p. 5.) Com base no poema e nos conhecimentos sobre os desertos verdes, é correto afirmar: a) Trata-se de desertos formados pelas plantações de alimentos dos indígenas tupi-guarani e quilombolas, que inviabilizam as monoculturas de pinus e eucaliptos. b) É uma formação de espécies vegetais nativas que auxiliam a manter a biodiversidade da flora e fauna de áreas onde a agricultura mecanizada prosperou. c) Trata-se de áreas em que, nas décadas de 1950 e 60, ocorreu a modernização conservadora da agricultura e que hoje estão sendo repovoadas por espécies nativas. d) Trata-se de áreas que resistiram à primeira revolução verde, mas que, em função do plantio do pinus e eucalipto, estão isolando e expulsando povos indígenas e quilombolas. e) Foram formados pelas reservas biológicas que permitem a extração e comercialização de pinus e eucalipto pelas fábricas de papel, que utilizam cloro para o seu branqueamento.​

Respostas

respondido por: brendaisis
12

Acerca dos denominados desertos verdes, pode-se compreender iniciou-se com a utilização, de determinadas expressões, por ambientalistas, a fim de que a monocultura, de grande extensão de árvores pudesse ser intitulada.

Essas áreas têm como destino a produção de celulose, entretanto, apesar de parecerem regiões repletas de vida, pode-se afirmar que são negativas para a fauna e flora local, gerando assim uma evidente deterioração do solo da região.

respondido por: larangamoura
0

Resposta:

letra D)

Explicação:

eu analisei a explicação do nosso amigo aqui encima, e cheguei a conclusão que a alternativa é essa aí.

Perguntas similares