• Matéria: Filosofia
  • Autor: MarianaGodoi17
  • Perguntado 7 anos atrás

De acordo com o filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein filosofar è descartar argumentações erradas.de que modo a filosofia pode nos ajudar a distinguir a verdade do erro?de um exemplo. Alguém me Ajudaaaa por favor ?

Respostas

respondido por: davegrohl2006
2

Resposta:

O I Wittgenstein (o do Círculo de Viena) sugere que a Filosofia deixe de propor os problemas (como fizera até o século XIX) e seja apenas uma auxiliar linguística para os problemas e soluções que a Ciência propõe. Tanto que a preocupação que a Filosofia deve ter é apenas com a formulação dos enunciados, ou seja, a Filosofia (na verdade, a Lógica) deve expressar a teoria científica em um conjunto de enunciados de forma a demonstrar o avanço da Ciência em uma linguagem simples, clara, objetiva e assertiva.

Nesse caso, o que Wittgenstein quer dizer é que a Ciência agora é quem resolve os problemas que a Filosofia tentou resolver e não resolveu; A Ciência com todo o seu materialismo e empirismo não pode mais "perder tempo" com especulações, reflexões profundas que não levam a canto algum e no próprio Manifesto pela Ciência intitulado "A Visão Científica do Mundo" elaborada pelo Círculo de Viena, a tarefa da Filosofia é uma só: Fornecer a ciência um enunciado de suas teorias que não apresente qualquer ambiguidade ou algo que não seja científicamente comprovável e demonstrável.

Por exemplo: Quando falamos de Deus na Filosofia, inevitavelmente estamos falando da Metafísica! O I Wittgenstein e o  Círculo de Viena perguntarão: "Posso colocar Deus no tubo de ensaio e fazer experimentos? A resposta será não! Então eles dirão que isso não é problema para ser solucionado e toda e qualquer formulação a respeito de Deus, nessas condições, induzirá ao erro e por isso afastará da verdade porque o verdadeiro para eles, é apemas o que os 5 sentidos podem perceber.

Espero ter ajudado! :)

Perguntas similares