de que modo o raciocínio matemático corresponde ao juízo sintético kantiano a priori? apresente uma breve explicação deste e suas relações
Respostas
O raciocínio matemático tem a capacidade de organizar os pensamentos a ações através de atividades numéricas. Nesse sentido, ele se assemelha ao juízo sintético Kantiano pois o mesmo também tem uma maneira de organização que passa das estruturas sintéticas para o sentido, e mesmo que resuma-se em experiências e ações, ele também passa por organizações bastante complexas que o tornam racional .
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Se tomarmos o número, suas relações de soma, subtração e qualquer raciocínio, veremos que ele está em uma categoria do entendimento racional aplicado a coisas sensíveis, mas que se estrutura a priori. Podemos tomar que a soma entre dois algarismos nos leva a um novo valor, definido e dado, porém o alcance dessa verdade não exige a constatação imediata e objetiva da realidade. Esse valor concluído do raciocínio sempre será o mesmo, independente da época em que foi feito, ou lugar.
Quando nos guiamos por afirmações como "os triângulos possuem três lados iguais" estamos deduzindo, frente a um juízo sintético, que a verdade acerca da proposição se justifica no próprio raciocínio. Desse modo, podemos tomar também que "a soma interna dos ângulos de um triângulo sempre alcançará um valor de 180º". Desse modo apontamos a forma como Kant entende os juízos sintéticos a priori, ou seja, consegue-se alcançar dadas verdades, pelo uso da racionalidade.
Explicação: