• Matéria: Biologia
  • Autor: pamela9656
  • Perguntado 7 anos atrás

cite 3 relações ecológicas que limitam o crescimento das populações dos seres vivos​

Respostas

respondido por: weslainykeidiny25
1

Resposta:

Amensalismo, predatismo, parasitismo e competição.

Explicação:

Amensalismo; porque comunidades são formadas por diferentes populações que interagem entre si. Quando a interação ocorre entre indivíduos da mesma espécie são denominadas relações intraespecíficas, entretanto quando a relação ocorre entre diferentes espécies, essas são relações interespecíficas. Quando nessas relações há vantagem mútua para os indivíduos da associação, essa chama-se relação harmônica. No contrário, quando ambos ou apenas um indivíduo é prejudicado, chamamos a relação de desarmônica. Abaixo seguem as principais relações desarmônicas.

O amensalismo é uma relação intraespecífica na qual um ser vivo produz e libera uma substância que prejudica o crescimento da outra. O exemplo mais clássico é o que ocorre com os antibióticos, como a penicilina sintetizada pelo fungo Penicillium notatum. Há ainda outros exemplos, como quando ocorre a maré vermelha, onde há uma intensa proliferação das algas vermelhas que liberam uma substância tóxica para muitos animais marinhos, como ocorre com certas raízes que liberam substâncias que impedem o crescimento de outras plantas ao redor, dentre outros.

Predatismo; porque essa relação se estabelece quando animais de nível trófico acima, denominados predadores, capturam, matam e se alimentam de animais de um nível trófico abaixo, denominados presas. O predatismo ocorre com quase todos os carnívoros, como leão, lobo, onça, dentre outros. Assim, nessa relação de participação diretamente do controle populacional, como da população de predadores pode equilibrar a população de presas e vice-versa, como mostrado no gráfico abaixo. Entretanto, um desequilíbrio ambiental pode afetar um aumento ou diminuição de uma dessas populações.

Parasitismo; Nessa relação apenas um ser vivo é beneficiado e o outro é prejudicado. Esta relação ecológica ocorre entre indivíduos de espécies diferentes, sendo que uma delas, denominada parasita, habita o interior (denominados endoparasitas, como por exemplo, o protozoário Trypanosoma cruzi, agente etiológico da doença de Chagas) ou exterior (denominados ectoparasitas, como por exemplo, o piolho) de outra espécie, denominada hospedeiro. O parasita alimenta-se de seu hospedeiro e as consequências dessa relação pode ocasionar a morte do hospedeiro.

Competição; A competição interespecífica ocorre quando duas populações de espécies distintas, mas que possuem o mesmo nicho ecológico ou semelhante, disputam pelo mesmo recurso. Essa relação pode controlar a densidade das duas populações, entretanto um desequilíbrio ecológico pode ocasionar a extinção de uma das espécies. Esse é o princípio da exclusão competitiva ou princípio de Gause, no qual duas espécies podem ocupar o mesmo hábitat, mas não o mesmo nicho por muito tempo, pois haverá a exclusão de uma delas. Tal princípio foi obtido após os experimentos de Gause utilizando duas espécies do protozoário paramécio: Paramecium aurelia e Paramecium caudatum.


pamela9656: muito obrigado ❤ me ajudou muito haha
weslainykeidiny25: Por nada!
Perguntas similares