Respostas
Resposta:
O “sonho” de muitas mulheres parecia estar perto de se realizar. Mas os cientistas interromperam os testes clínicos após os voluntários relatarem diversos efeitos colaterais, como alteração na libido, aumento de acne e mudanças de humor.
O estudo se mostrou um sucesso até o momento em que os cientistas olharam para os números relacionados aos efeitos colaterais do uso do anticoncepcional. Os voluntários relataram, no total, 1 491 eventos adversos – desses, 900 foram relacionados ao contraceptivo injetável.
Um dos efeitos negativos mais relatados foi o aumento de acne. Quase um quarto dos participantes sentiu dor em seu local de injeção. Houve também relatos de dor muscular em 15% dos voluntários, dores nos testículos e suor noturno.
Mas o que chamou a atenção dos pesquisadores foram os efeitos colaterais comportamentais. Cerca de um terço dos homens teve aumento notável na libido, enquanto 20% exibiram algum tipo de transtorno de humor conectado ao tratamento. Um participante cometeu suicídio durante o estudo, mas os cientistas afirmam que a morte não está relacionada com os testes.