A “ética humanista” caminha na perspectiva de que inexistem determinações racionais e religiosas que devam orientar um código de conduta. Isso faz com que todas as possibilidades humanas de relações sejam possíveis, já que estamos considerando a existência humana como princípio indiferenciado em suas diversas formas de ocorrência e culturas. Já a “ética social” é dirigida por princípios definidos por grupos em determinados contextos sociais, regulados por princípios particulares e até culturais de qualquer tipo de natureza. Em relação as perspectivas da ética humanista e ética social, é correto afirmar:
( ) Na perspectiva da ética humanista, a corrupção é um mal que deveria ser eliminado, já que fere os princípios da igualdade, da liberdade e do acesso democrático a todo tipo de recursos e ações decorrentes de todas as transações realizadas, para qualquer público-alvo, ou seja: nessa perspectiva todos seriam beneficiados e não haveria ninguém prejudicado com os resultados.
( ) Na perspectiva da ética humanista, a corrupção é admitida como atividade legítima, onde todos seriam beneficiados e não haveria ninguém prejudicado com os resultados.
( ) Na perspectiva da ética social, a corrupção não é admitida como atividade legítima, mas ocorre de forma velada, por ser condenada socialmente pelos prejuízos que traz com o resultado das suas atividades. Nesses casos, a corrupção pode ser legitimada através de outras formas, tais como: a remuneração pela atividade de captação/liberação de recursos para projetos; emendas parlamentares; serviços de terceiros; superfaturamentos; manipulação de procedimentos administrativos; alteração de rubricas para desvios de recursos públicos etc.
( ) Na perspectiva da ética humanista, a corrupção não é admitida como atividade legítima, mas ocorre de forma velada, por ser condenada socialmente pelos prejuízos que traz com o resultado das suas atividades.
( ) Na perspectiva da ética social, a corrupção é admitida como atividade legítima, mas ocorre de forma velada, por ser condenada socialmente pelos prejuízos que traz com o resultado das suas atividades. Nesses casos, a corrupção pode ser legitimada através de outras formas, tais como: a remuneração pela atividade de captação/liberação de recursos para projetos; emendas parlamentares; serviços de terceiros; superfaturamentos; manipulação de procedimentos administrativos; alteração de rubricas para desvios de recursos públicos etc.
Escolha uma:
a. F – F – V – V – F.
b. F – V – V – F – F.
c. V – F – V – F – F.
d. F – V – F – F – V.
e. V – F – F – F – V.
Respostas
Resposta:
A resposta correta é: V – F – V – F – F.
Explicação:
Gabarito comentado: Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Ética/ Curitiba: Fael, 2015. Capítulo 2, p. 22.
Na perspectiva da ética humanista, a corrupção é um mal que deveria ser eliminado, já que fere os princípios da igualdade, da liberdade e do acesso democrático a todo tipo de recursos e ações decorrentes de todas as transações realizadas, para qualquer público-alvo, ou seja: nessa perspectiva todos seriam beneficiados e não haveria ninguém prejudicado com os resultados.
Na perspectiva da ética social, a corrupção não é admitida como atividade legítima, mas ocorre de forma velada, por ser condenada socialmente pelos prejuízos que traz com o resultado das suas atividades. Nesses casos, a corrupção pode ser legitimada através de outras formas, tais como: a remuneração pela atividade de captação/liberação de recursos para projetos; emendas parlamentares; serviços de terceiros; superfaturamentos; manipulação de procedimentos administrativos; alteração de rubricas para desvios de recursos públicos etc. No Brasil, o Instituto Ethos de Responsabilidade Social vem liderando ações empresariais na perspectiva da ética e da responsabilidade social corporativa.